Nosso site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir
Portal Alta DefiniçãoPortal Alta Definição
  • Power Couple 7
  • Televisão
    • TV Globo
    • RECORD
    • SBT
    • Band
    • RedeTV!
  • Audiências
    • Audiência do Rio de Janeiro
    • Audiência de Salvador
    • Audiência do PNT
  • Novelas
    • TV Globo
      • A Viagem
      • Êta Mundo Melhor!
      • Dona de Mim
      • Vale Tudo
    • RECORD
      • O Rico e Lázaro
      • Força de Mulher
    • SBT
      • A Usurpadora
      • A Caverna Encantada
    • Globoplay Novelas
      • Caras e Bocas
      • Celebridade
    • Band
      • Café Com Aroma de Mulher
    • Resumo da Semana
    • Resumo Diário
Pesquisar
  • Últimas Notícias
  • Blogs e Colunas
  • Famosos
  • Reality Shows
  • Programação da TV
  • Filmes
  • Séries
  • Esporte
  • Pop & Arte
  • Sorteios
  • Receitas da TV
  • Mercado e Tech
  • Rádio
  • Streaming
  • Fale conosco
  • Nossa equipe
  • Nossa história
  • Política de Ética
  • Política de Privacidade
© Copyright 2017-2025 | Portal Alta Definição
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Portal Alta DefiniçãoPortal Alta Definição
Pesquisar
  • Últimas Notícias
  • Power Couple 7
  • Televisão
  • Audiência da TV
  • Novelas
    • Resumo da Semana
    • Resumo Diário
  • Reality Shows
  • Programação da TV
  • Famosos
  • Esporte
  • Sorteios
  • Receitas da TV
  • Blogs e Colunas
  • Filmes
  • Séries
  • Pop & Arte
Siga-nos
  • Fale conosco
  • Nossa história
  • Propriedade
© Copyright 2017-2024 | Portal Alta Definição
Programação da TV

Profissão Repórter mostra os desafios do Rio Grande do Sul um ano após as enchentes

Edição especial do programa da TV Globo retorna às regiões mais afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul para acompanhar a luta por recomeço

Atualizado: 29/04/25 às 14:46
Matheus Canil
Por
Matheus Canil
Publicado 29/04/2025
Compartilhar
Caco Barcellos, direto do Rio Grande do Sul, em trecho do Profissão Repórter
Profissão Repórter volta ao estado, um ano após a tragédia, e mostra como está sendo a reconstrução Divulgação/Globo
- - CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE - -

O Profissão Repórter (TV Globo) desta terça-feira (29) faz um retrato profundo e sensível da situação no Rio Grande do Sul um ano após as devastadoras enchentes que atingiram 96% do território estadual. O programa comandado por Caco Barcellos retorna às áreas mais afetadas para reencontrar vítimas, voluntários e profissionais que atuaram no resgate, além de mostrar como famílias tentam reconstruir suas vidas em meio a incertezas e lentidão no auxílio.

No Vale do Taquari, região que já havia sofrido com cheias em 2023, a equipe acompanhou a realidade de famílias que agora vivem em módulos provisórios de 27 metros quadrados. Em Encantado, bairros inteiros permanecem em ruínas, e muitos moradores enfrentam o abandono.

O programa também destaca a discussão sobre o futuro da ocupação urbana nas áreas de risco. Audiências públicas têm sido realizadas com o objetivo de revisar os planos diretores dos municípios atingidos. O pesquisador Marcelo Arioli Heck, da Univates, reforça a importância de escutar a população para evitar novas tragédias. “É necessário repensar o território com base na escuta e no conhecimento técnico”, diz ele.

Em Nova Petrópolis, um dos pontos mais afetados por deslizamentos de terra, um projeto piloto chama atenção: com apoio da UFRGS, moradores instalaram sensores de solo e um pluviômetro que enviam dados em tempo real, ajudando a prevenir novas ocorrências e a organizar protocolos de evacuação. A iniciativa, liderada pelo geólogo Peter Klaus Hillebrand, mostra como a ciência e a comunidade podem caminhar juntas na prevenção de desastres.

Na capital Porto Alegre, a repórter Thiago Jock mostra os reflexos ainda visíveis da enchente histórica de 2024. Nas ilhas do Lago Guaíba, comunidades de pescadores vivem em situação crítica. Com habitações precárias e medo constante de novas chuvas, resistem à ideia de sair do local, apesar dos riscos. Já em Canoas, a burocracia para acessar benefícios emergenciais aumenta a angústia dos moradores.

Esses e outros destaques estão no Profissão Repórter desta terça-feira (29), que vai ao ar a partir de 23h50, logo após a série Os Outros.

- - CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE - -
View this post on Instagram

A post shared by Profissão Repórter (@profissaoreporter)

Leia também:

  • Programação da TV Globo, terça-feira, 29/04/2025
  • Tiago Scheuer faz jornada tripla na Globo e público reage: “24 horas no ar”
Tudo sobre:Caco BarcellosProfissão RepórterTV Globo

Mais do AD

Cena do filme de animação Shrek Terceiro exibido na Sessão da Tarde da Globo
Programação de Filmes

Sessão da Tarde hoje (02/07/2025): saiba qual o filme vai passar na Globo

02/07/2025
Programação da TV

TV Aparecida festeja os 5 anos do Faça Você Mesmo em feira artesanal de SP

02/07/2025
Arte de divulgação da programação da TV Globo
Programação da TV

Programação da TV Globo, quarta-feira, 02/07/2025

02/07/2025
Mostrar mais
Portal Alta DefiniçãoPortal Alta Definição
Siga-nos
© Copyright 2017-2025 | Portal Alta Definição
  • Fale conosco
  • Nossa história
  • Propriedade
Bem-vindo!

Faça login em sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?