O Profissão Repórter (TV Globo) desta terça-feira (11) vai mostrar a recepção dos alunos de São Paulo após a sanção da Lei nº 18.058, pelo Governo do Estado, que proíbe o uso de aparelhos telefônicos nas escolas.
Para entender como a medida reflete na vida escolar, o repórter André Neves Sampaio e a cinegrafista Talita Marchiori acompanharam a rotina dos estudantes da Escola Estadual Yervant Kissajikian, na Zona Leste da capital, desde o anúncio da proibição até a sua implementação na primeira semana de fevereiro.
A escola, assim como muitas outras, agora enfrenta um novo desafio: a dependência dos aparelhos eletrônicos. Kauê, um menino de apenas seis anos, exemplifica essa situação. Passando o dia em frente à televisão conectada à internet, ele muda constantemente de vídeo. Quando perguntado pela repórter Mayara Teixeira sobre o que sente assistindo, ele responde simplesmente: “Nada”.
Especialistas e educadores expressam preocupação com o uso excessivo de tecnologia entre crianças e adolescentes. Kenia Paloma, criadora do projeto União Família, que oferece aulas de futsal, relata a dificuldade de atrair jovens para o esporte, devido à atratividade dos jogos online.
A equipe do ‘Profissão Repórter’ também acompanhou o projeto Conexão Povos da Floresta, visitando comunidades isoladas no Rio Tapajós, onde a internet chegou recentemente. Lá, crianças e adolescentes, como Isaac da Costa, de 16 anos, demonstram a mesma fixação nas telas dos celulares, refletindo um problema que transcende regiões.
Esses e outros destaques estão no Profissão Repórter desta terça-feira (11), que vai ao ar a partir de 00h00, logo após o BBB 25.