O Profissão Repórter (TV Globo) desta terça-feira (27) investiga o desaparecimento repentino de cerca de 200 usuários de crack da Cracolândia, no centro de São Paulo. O repórter Caco Barcellos e o cinegrafista Francisco Gomes percorrem diferentes regiões da cidade para entender o que provocou o esvaziamento do tradicional ponto conhecido como “fluxo” e mostram para onde migraram os dependentes químicos.
A equipe encontra grupos se concentrando em locais como o Minhocão, no bairro Santa Cecília, a cerca de quatro quilômetros do antigo ponto de encontro, além do Parque Dom Pedro II e proximidades da Avenida Paulista, onde moradores relatam aumento do consumo de crack. O programa revela como a movimentação de usuários afetou outras áreas e ampliou o desafio de enfrentamento às drogas na capital.
O episódio também resgata o trabalho feito ao longo de sete meses pelos repórteres Danielle Zampollo e Eduardo Torres, que acompanharam a trajetória de três mulheres grávidas em situação de dependência.
Agora, com o esvaziamento da Cracolândia, a equipe volta às ruas para reencontrá-las e entender como suas vidas foram impactadas por essa mudança brusca na paisagem urbana de São Paulo.
Esses e outros destaques estão no Profissão Repórter desta terça-feira (27), que vai ao ar a partir de 23h50, logo após a série Os Outros.