O Profissão Repórter (TV Globo) desta terça-feira (25), apresentado por Caco Barcellos, investiga os casos de homicídio que não foram registrados no Brasil. Segundo pesquisa do Atlas da Violência, cerca de quase seis mil casos se enquadram nessa situação apenas em 2022.
Esses assassinatos que não foram registrados são chamados de homicídios ocultos, quando não há um autor suspeito. O repórter Chico Bahia e o técnico de som Carlos Oliveira vão atrás desses casos, tendo em mãos 20 certidões de óbito de pessoas cuja causa da morte foi registrada como “morte violenta por causa indeterminada”.
No Rio de Janeiro, Caco Barcellos e o repórter cinematográfico João Lucas Martins mostram como a violência urbana afeta a vida das pessoas e a rotina dos serviços de saúde do estado.
Dentre os principais casos desses homicídios não registrados estão minorias como negros e pessoas LGBTQIAPN+. O programa apresenta e explica os detalhes dessa situação da violência no Brasil.
Esses e outros relatos estão no Profissão Repórter desta terça-feira (25). O programa vai ao ar a partir de 23h50, na TV Globo.