O alcoolismo, doença reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, afeta mais de seis milhões de brasileiros e suas consequências podem ser devastadoras. Nesta terça-feira (18), o programa Profissão Repórter (TV Globo) irá às ruas para mostrar a realidade de pacientes e familiares que lutam contra a dependência do álcool.
A reportagem destaca a importância dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Álcool e Drogas, que oferecem tratamento gratuito através do SUS. A videorrepórter Nathalia Tavolieri e o técnico Carlos de Oliveira acompanharam a rotina do Caps AD III da Capela do Socorro, em São Paulo.
Além disso, o programa mostra o trabalho de projetos religiosos que auxiliam dependentes de álcool. A repórter Esther Radaelli acompanhou o “Projeto Vida”, da Igreja Evangélica Videira, onde Rosemberg Nascimento, ex-dependente, ajuda outras pessoas a se recuperarem. “Pessoas chegam aqui sem perspectiva de vida nenhuma, família destruída, vida profissional”, relata.
Da mesma forma, a Pastoral da Sobriedade, da Igreja Católica, realiza um trabalho de apoio a pessoas em situação de rua. Os repórteres acompanharam um grupo da Paróquia Imaculada Conceição, em São Paulo, que sai às ruas para oferecer ajuda e convidar dependentes para reuniões de apoio.
A reportagem também mostra o programa “Celebrando a Recuperação”, da Igreja Batista Água Branca, que utiliza os 12 passos da Bíblia para auxiliar dependentes. Roseni Welmerink, líder do programa, explica que a religião pode ajudar através do amor e da aceitação.
E ainda: a equipe do Profissão Repórter percorreu duas terras indígenas para mostrar os impactos do consumo abusivo de álcool nessas comunidades. A reportagem revela histórias de violência e dificuldades enfrentadas por famílias inteiras.
Esses e outros destaques estão no Profissão Repórter desta terça-feira (18), que vai ao ar a partir de 00h00, logo após o BBB 25.