O Profissão Repórter (TV Globo) desta terça-feira (18), apresentado por Caco Barcellos, traz para o debate os sintomas da dificuldade para dormir. O programa acompanha histórias de pessoas que sofrem com distúrbios do sono, como a apneia, o mais frequente.
Dormir menos de quatro horas por noite, há décadas, é uma realidade da rotina do advogado Éder Queiroz. Os repórteres acompanham a noite em que ele fez pela segunda vez a polissonografia, um exame capaz de detectar o que acontece com o corpo durante o sono.
Ele foi diagnosticado com apneia do sono – o distúrbio mais frequente detectado pelo Instituto do Sono, em que o paciente apresenta pausas respiratórias enquanto dorme.
A falta de sono faz muitas pessoas procurarem por medicamentos. Um dos mais usados no Brasil, após o período da pandemia, é o ‘Zolpidem’, cuja automedicação pode causar dependência. O programa acompanha a história de duas pacientes que fazem tratamento para abandonar o vício no medicamento.
Ainda no episódio, a equipe do Profissão Repórter foi para as ruas de São Paulo, conhecida como a cidade que não dorme. O programa mostra quem são os trabalhadores que enfrentam jornadas exaustivas de trabalho e dormem pouco.
Esses e outros relatos estão no Profissão Repórter desta terça-feira (18). O programa vai ao ar a partir de 23h50, na TV Globo.