O presidente da Central Única das Favelas (CUFA), Preto Zezé, é o entrevistado do Poder em Foco, neste domingo (30), no SBT. Ele explica que o termo favela precisa ser falado sem preconceito, mostrando toda a dimensão dessas comunidades como um local de inovação, criatividade e potência.
Preto Zezé ressalta que não se pode aceitar a naturalização da violência nas favelas e defende maior mobilização social e participação política para mudar esse quadro. Ele ressalta a necessidade de o brasileiro admitir que o país é racista para conseguir dar os passos necessários para acabar com os problemas estruturais vividos pelas pessoas pretas.
O presidente da CUFA aborda, também, o enfrentamento da pandemia nas favelas, os erros das autoridades ao traçarem políticas de enfrentamento à covid sem considerar a realidade social da população e defende que a vacinação seja exclusivamente oferecida pelo sistema público de saúde.
Preto Zezé fala, ainda, das expectativas para as eleições de 2022, avalia a possibilidade de formação de uma frente ampla na corrida presidencial e informa que a Cufa vai continuar trabalhando para ter mais representantes das favelas nas disputas eleitorais.
Apresentado pela jornalista Roseann Kennedy, o Poder em Foco vai ao ar na madrugada deste domingo (30) para segunda, 0h45, no SBT.
Leia também: Saiba quais são os desafios do Mestres da Sabotagem deste sábado (29)