O PlayPlus lançou a produção: “O Haiti é no Cambuci”. A reportagem traz um retrato da comunidade de haitianos que se formou no tradicional bairro da cidade de São Paulo.
De 2013 a 2016, cerca de 30 mil haitianos chegaram ao bairro paulistano, se instalaram, abriram negócios e transformaram essa parte da cidade em um pedaço do país caribenho.
Além disso mostra a realidade dos imigrantes que vivem nesta região da capital paulista onde a língua falada é o creole, as mulheres usam perucas e o prato mais apreciado é o peixe com banana da terra estão na reportagem feita pela equipe de jornalismo da Record TV.
Durante a produção da matéria, a equipe enfrentou dificuldades para encontrar pessoas dispostas a contar a sua história diante das câmeras. A comunidade haitiana é extremamente fechada e ainda evita o contato com quem é de fora.
A situação se agravou ainda mais quando o presidente Jovenel Moïse sofreu assassinato em Porto Príncipe, capital do Haiti, durante as gravações. Assim foram necessárias mais semanas pelo bairro para conseguir ganhar a confiança e se aproximar das pessoas.
O esforço rendeu conversas com haitianos que abriram suas casas e contaram suas histórias. Pessoas que mudaram de país e de vida não por escolha, mas por necessidade.
Leia também: Record News ultrapassa a CNN Brasil e assume a vice-liderança na TV fechada