O ator e humorista Paulo Gustavo, apresentou uma nova melhora em seu estado de saúde, segundo boletim divulgado nesta segunda-feira (19). Ele está internado desde o dia 13 de março devido a complicações ocasionadas pela Covid-19.
Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa, o quadro de Paulo Gustavo é de estabilidade com sinais de recuperação das funções pulmonares e responsividade a pequenos estímulos.
No entanto, o ator segue em estado grave na UTI e após invenções cirúrgicas e broncoscopias, os problemas que ocasionaram uma piora em seu estado de saúde foram contornados.
Além disso, o boletim médico diz ainda que ele permanece utilizando a ECMO, assim como a ventilação mecânica. Confira o boletim na íntegra:
Internado desde 13 de março, no Rio de Janeiro, com quadro de COVID-19, Paulo Gustavo segue em terapia intensiva e permanece em situação grave, mas apresentando melhora.
Após intervenções como broncoscopias e alguns procedimentos cirúrgicos, os problemas mais urgentes foram contornados. Hoje, a assessoria de imprensa do ator emite novo boletim médico informando que:
“Felizmente, não surgiram novas complicações nos últimos quatro dias. O quadro clínico do paciente, embora ainda preocupante, é de estabilidade, com alguns sinais mais evidentes de recuperação das funções pulmonares. Também verificamos boa responsividade aos pequenos estímulos. Ainda há necessidade de mantermos a ECMO, assim como a ventilação mecânica.” A família do ator agradece todo o carinho e orações e pede que continuem a enviar boas energias para a recuperação de todos os que se encontram na luta contra o vírus.
Resposta a estímulos
Na manhã desta segunda-feira (19), a cineasta e amiga de Paulo Gustavo, Susana Garcia, publicou um depoimento emocionante sobre sua visita ao ator no último domingo (18).
No texto, Susana diz que ele respondeu às perguntas feitas por ela, mexendo a cabeça e tentando abrir a boca. Além disso, segundo ela, quando ele a ouviu, a frequência cardíaca do ator aumentou.
“Meu querido. Ontem foi um dia muito especial com você. Assim que cheguei, comecei conversando com você e vi na hora que aumentou a sua frequência cardíaca e a respiratória. Te perguntei se você estava me ouvindo e pedi pra você mexer a sua cabeça. Você mexeu duas vezes e tentou abrir a boca.”, relatou.
Ela descreveu em detalhes o contato que teve com Paulo Gustavo: “Fiquei de mão dada com você e pedi pra você apertar a minha mão e você apertou fraquinho.” Naquele momento, eu percebi que você estava conectado comigo e me ouvindo. Fiquei emocionada com vontade de chorar, mas eu não podia chorar. Respirei fundo e comecei a falar coisas alegres”, escreveu.
Leia também: Record TV Rio fala nas redes sociais sobre acidente em estúdio