O Roda Viva desta segunda-feira (12), apresentado por Vera Magalhães, recebe o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, Paulo Galizia. O programa debate a segurança nas zonas eleitorais e das urnas eletrônicas, as regras da votação e o que o a justiça proibiu na cabine de votação. O convidado também fala qual é a previsão da apuração e do resultado final, e como estão os preparativos em São Paulo, o maior colégio eleitoral do país com 34.667.793 eleitores e eleitoras aptos a votar nas Eleições de 2022.
Paulo Galizia foi eleito por aclamação, em janeiro deste ano, para o exercício de 2022-2023. No seu primeiro pronunciamento como novo presidente da Corte, Galizia disse que “não poupará esforços no sentido de garantir a estabilidade, lisura, segurança e transparência do processo eleitoral”. Declarou, ainda, que sua mensagem pode ser resumida em uma única palavra: confiança. “Confiança na Justiça Eleitoral, confiança no corpo de servidores, confiança no processo eleitoral, confiança nas urnas eletrônicas e confiança no sucesso das próximas eleições”.
Compõem a bancada do Roda Viva com o convidado: Kalleo Coura (editor-executivo do Jota), Helen Braun (apresentadora da Rádio BandNews FM), Luiza Moraes (repórter da TV Cultura), Felipe Bachtold (repórter de Política da Folha de S.Paulo ) e Matheus Meirelles (repórter da CNN Brasil).
Essas e outras curiosidades podem ser acompanhadas no Roda Viva desta segunda-feira (12), a partir das 22h, na TV Cultura. O site da emissora e o YouTube retransmitem ao vivo a atração.
Leia também: Felipe Kieling é abordado por polícia inglesa ao vivo no Brasil Urgente