O Paulistar (TV Globo) deste sábado (07) apresenta uma verdadeira imersão em São Miguel Paulista, bairro da Zona Leste de São Paulo conhecido por sua efervescente cena cultural e, especialmente, pelas animadas festas juninas. Comandado por Valéria Almeida e pela estudante de turismo Tainá, o programa destaca eventos que celebram a tradição, a união e a história da comunidade.
Logo no início, o público é levado ao pátio da Catedral de São Miguel Arcanjo, onde ocorre uma das maiores quermesses da região. Com depoimentos de moradores como Ana Beatriz Belém, Lilian Amorim e André Lossio, o episódio mostra como o evento chega a reunir até 15 mil pessoas por fim de semana. O bairro abriga cerca de 80 festas juninas ao longo do mês, transformando-se em um grande arraial a céu aberto.
Entre um festejo e outro, Valéria e Tainá visitam a Praça Padre Aleixo, carinhosamente chamada de Praça do Forró. Ali, ao som do autêntico forró pé de serra do Trio Amizade, a tradição nordestina volta a pulsar com força, após mais de uma década sem apresentações no local. Outro ponto alto é o passeio pelo Calçadão de São Miguel, apelidado de “Mini Brás da Zona Leste”, onde o comércio popular e os personagens da região dão vida ao cotidiano do bairro.
Receba atualizações em primeira mão!
A gastronomia também tem espaço de destaque. Em um restaurante com forte ligação à cultura nordestina, Val é recebida por Carlos, que apresenta o famoso caldo de mocotó, enquanto compartilha a história inspiradora do fundador do local, Gildes. Para completar o retrato de São Miguel, o episódio visita os murais de grafite da região — fruto da colaboração de 25 artistas locais — e a nova pista de skate Yellow Plaza, uma homenagem ao skatista Carlos Yellow.
Como encerramento, o programa faz uma homenagem emocionante à guia Tainá, com a entrega do “Kit Tainá Tour”, e uma apresentação cultural que reúne o rapper Carlão Guerreiro da Leste, a DJ Bibi e a cantora Liah Jonnes, em uma celebração que mistura orgulho e identidade local.
O programa vai ao ar aos sábados, logo após a novela História de Amor, para a região metropolitana de São Paulo.