Uma das páginas de fofocas mais conhecidas no Instagram, Choquei, que costuma se envolver em casos com conteúdos duvidosos, está sendo acusada de ter contribuído para a morte de uma jovem de 22 anos. A página foi um dos perfis que publicou uma fake news sobre a moça.
Alerta
Este texto pode gerar gatilho para pessoas com depressão ou tendências suicidas. Se você está atravessando um momento difícil e precisa de ajuda, ligue para o CVV (Centro de Valorização a Vida), no número 188, e receba apoio emocional e prevenção do suicídio. A ligação é sigilosa e gratuita para todo o território nacional.
A jovem lutava contra a depressão e não conseguiu suportar tamanha pressão e exposição após ter seu nome envolvido em conversas falsas sobre um suposto flerte com Whindersson Nunes. Tanto o humorista quanto a moça negaram as acusações.
“A moça disse que estão usando a imagem do perfil dela, mas ela não faz parte disso. Eu tenho prints de pessoas mandando pra páginas de fofoca como induzindo a página a postar algo relacionado à menina e, como ninguém averigua nada, postaram”, escreveu Whindersson assim que a fake news foi publicada.
Whindersson se revoltou com as publicações e prometeu medidas drásticas: “Vou botar alguém na cadeia como exemplo pra vocês entenderem que, se você existe, você pode ser encontrado”, disse ele.
Muito pressionada, a jovem também desabou nos stories do Instagram. “Qual é a graça que existe em infernizar a vida de alguém dessa maneira?”, iniciou a moça. “O que ou quanto você está ganhando? Até quando você vai ficar fazendo esse tipo de ‘brincadeira’? Até quando você vai fazer com que eu seja ridicularizada, xingada, ameaçada e continue perdendo pessoas que eu amo?”, perguntou.
A moça admitiu que já tinha tentado tirar a própria vida e foi até internada. “Pra vocês imaginarem como deve estar a minha mente tendo que ler todos esses absurdos, todas essas ameaças. Eu já sofro de fobia social, imagina o que eu vou fazer agora?”, escreveu na ocasião.
Dono do perfil se defende
Após a jovem se pronunciar, Raphael Souza, criador da página Choquei, teria ironizado o desabafo dela: “Avisa para ela que a redação do Enem já passou. Pelo amor de Deus”. Na sequência, a própria página atualizou a situação dizendo que “infelizmente”, ela tirou a própria vida.
Por essa razão, o nome da página de fofocas está entre os assuntos mais comentados do Twitter e Raphael trancou o seu perfil pessoal no Instagram.
Em nota, assinada pela advogada Adélia Soares, Raphael Souza nega responsabilidade na morte da jovem e se solidariza com os familiares.
Leia na íntegra:
“Lamentamos profundamente o ocorrido e nos solidarizamos com os familiares e todos os afetados pelo triste acontecimento. Reforçamos nosso compromisso em agir com diligência e responsabilidade. O perfil Choquei (@choquei), por meio de sua assessoria jurídica, vem esclarecer a seus seguidores e amigos que não ocorreu qualquer irregularidade na divulgação das informações prestadas por esse perfil.
Cumpre esclarecer que não responsabilidade a ser imputada pelos atos praticados, haja vista a atuação mediante boa-fé e cumprimento regular das atividades propostas.
Em relação aos eventos que circulam nas redes sociais e que foram associados a um trágico evento envolvendo a jovem Jessica Vitória Canedo, queremos ressaltar que todas as publicações foram feitas com base em dados disponíveis no momento e em estrito cumprimento das atividades habituais decorrentes do exercício de direito à informação.
O compromisso deste perfil sempre foi e será com a legalidade, responsabilidade e ética na divulgação de informações dentro dos limites estabelecidos na Constituição Federal, em especial ao art. 5º, inciso IX. Por fim, reafirmamos nosso respeito pela intimidade, privacidade, bem-estar e pela integridade.”
Whindersson lamenta
Whindersson Nunes também lamentou a morte da garota, que nem chegou a conhecer pessoalmente. “Estou extremamente triste. Voltei ao dia em que perdi meu filho. Que ninguém passe pela dor de enterrar um filho”, disse ele, em nota à imprensa.