Lançado no final de 2023, ‘Rustin’ é um drama histórico que traz como enredo parte da vida de Bayard Rustin, um ativista negro americano, em 1963. Rustin, ao lado de Martin Luther King, foi um dos principais organizadores da Marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade que marcou a história americana com o famoso discurso ‘I have a dream…’ (‘Eu tenho um sonho…’, em tradução livre). O filme era a principal aposta da Netflix para o Oscar deste ano. Entretanto, apesar do ótimo recorte histórico e elenco de alto calibre, morre na praia.
Crítica
A Marcha e sua organização, por si só, já seriam um excelente enredo para um filme. Juntamente com um personagem como Rustin, que também enfrentava dilemas pessoais com sua homossexualidade, o roteiro entregava uma lista de oportunidades para explorar a fundo a discriminação racial e social. Ao contrário disso, o filme passa de forma sútil em todas estas questões, entregando uma história interessante, mas contada sem a emoção que merecia.
Em contrapartida, a exceção da neutralidade é a interpretação de Colman Domingo (Bayard Rustin), que entrega tudo e um pouco mais. Colman apresenta uma dedicação ao papel semelhante ao do próprio personagem, que faz tudo para que a Marcha realmente acontecesse, mesmo com vários fatores contra.
Já a direção de George C. Wolfe decepciona e muito. Depois de quase 90 minutos abordando divergências políticas e esforços para arrecadação de fundos, são menos de 10 minutos que mostram o resultado de todo o trabalho. Algo impensável, sobretudo para uma marcha que reuniu 250 mil pessoas em Washington. Inclusive, é considerada, até hoje, como o maior protesto pacífico da história mundial, como mostra no próprio filme em suas cenas finais. Sob o mesmo ponto de vista, o filme sequer inclui o famoso discurso em seu roteiro. A opção talvez seja para não tirar o foco de Rustin, mas que, na verdade, só ganharia ainda mais valor, em minha opinião.
Mesmo assim, o filme vale entrar na lista não só pelo recorte histórico que traz, mas principalmente pela atuação de Colman Domingo. O filme segue disponível na Netflix e ganhou destaque na plataforma depois da lista de indicados ao Oscar 2024.
Confira o trailer oficial de ‘Rustin’
Atenção
*As informações e opiniões contidas no texto não refletem necessariamente o posicionamento do Portal Alta Definição.