Confira o resumo da semana da novela O Rei do Gado, que vai ao ar de segunda a sexta-feira no Vale a Pena Ver De Novo, da TV Globo. Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a trama conta a história do romance entre o latifundiário pecuarista Bruno Mezenga (Antônio Fagundes) e a boia-fria Luana Berdinazzi (Patrícia Pillar), ambos são descendentes de duas famílias rivais de imigrantes italianos, que fizeram fortuna no Brasil com criação de gado e plantações de café.
Capítulo 01 | segunda, 07/11
Em 1943, durante o período de decadência do café, a bela Giovanna vive sob ostensiva vigilância dos pais, Marieta e Giuseppe Berdinazi. A moça descobre a paixão nos braços de Henrico, filho de Nena e Antônio Mezenga, inimigos ferrenhos de sua família. Antônio Mezenga é um homem forte, determinado e sofrido.
Teve o pai morto na travessia de navio da Itália para o Brasil, no final do século XIX. Conquistou sua lavoura de café com muito sacrifício e costuma vangloriar-se de suas origens e obstinação dizendo: “Meu pai emprenhô minha mãe debaixo de um pé de oliva, na Itália; e ela me pariu aqui, debaixo de um pé de café.”
Giuseppe Berdinazi, pai de Giovanna, é igualmente passional ao defender seus interesses. Também imigrante italiano e proprietário de uma fazenda de café, vive em guerra declarada com o vizinho Mezenga por causa de uma faixa de terra na divisa das duas fazendas. É um pai severo, porém carinhoso, mas espera que os quatro filhos nutram pelos Mezenga o mesmo ódio que o corrói.
Capítulo 02 | terça, 08/11
Sofre grande desgosto quando Giovanna declara seu amor por Henrico. Antônio Mezenga ouve no rádio que o Brasil vai convocar jovens e enviar soldados para lutar na guerra contra a Itália. Ele reúne os amigos e Giuseppe. Antônio Mezenga conta a novidade com muita preocupação. Henrico anuncia que, se não ficar com Giovanna, vai para a guerra.
Antônio Mezenga pede a mão de Giovanna para Giuseppe e evita que seu filho embarque para lutar na Segunda Guerra Mundial. Antônio Mezenga promete devolver a faixa de terra na divisa das duas fazendas. Giuseppe aceita o casamento apenas pela promessa de receber o pedaço de terra que disputa há anos.
Os Mezenga e os Berdinazi se reúnem no casamento de Giovanna e Henrico. O acordo não é cumprido por Antônio Mezenga, e Giuseppe Berdinazi tranca a filha em casa, a sete chaves. O esforço é em vão: Giovanna e Henrico armam um plano de fuga.
Capítulo 03 | quarta, 09/11
Os Berdinazi encontram Giovanna durante a fuga e Bruno a leva de volta para casa. Bruno recebe a convocação para lutar na Segunda Guerra Mundial. A família faz um almoço de despedida e Henrico aparece. Ele é recebido por Bruno e eles se abraçam. Bruno aconselha Henrique a roubar a irmã.
Após o almoço, Bruno se despede da família. Henrico volta na fazenda dos Berdinazi e fica escondido até encontrar Giovanna. Marieta encontra o casal e se despede da filha. Henrico e Giovanna fogem pelo meio do cafezal. Na fazenda de Antônio Mezenga, Nena dá algumas peças de enxoval para Giovanna. Antônio Mezenga concorda que o filho leve Giovanna para bem longe na caminhonete da família.
Capítulo 04 | quinta, 10/11
Os Berdinazi descobrem que Giovanna fugiu. Enrico e Giovanna deixam a caminhonete na estação e embarcam no trem. Antônio Mezenga busca o veículo e sente a falta do filho. Marieta visita Nena para saber notícia da filha Giovanna. Antônio Mezenga recebe uma carta de Henrico e se emociona com as palavras do filho.
O primeiro emprego de Enrico é como peão boiadeiro numa pequena fazenda. Aos poucos, o rapaz começa a criar o próprio rebanho. Bruno morre durante a tomada do Monte Castelo, na Itália. A guerra chega ao fim e os soldados voltam para o Brasil. Antônio Mezenga comemora o fim da guerra com os amigos.
Bruno não chega e os Berdinazi sofrem. Enquanto isso, nasce o filho de Giovanna e Henrico. O menino recebe o nome Bruno, em homenagem ao tio morto na guerra. Giuseppe Berdinazi enterra a medalha do filho no meio do cafezal. Marieta e os filhos assistem o enterro escondidos e se emocionam.
Capítulo 05 | sexta, 11/11
Marieta desenterra a medalha de Bruno, escondida de Giuseppe. Marita visita Nena e fica feliz as saber que Henrico já tem mais de mil cabeças de gado. Os filhos de Giuseppe, Giácomo e Geremias, flagram o pai regando o buraco aonde ele acha que a medalha de Bruno está enterrada. Eles percebem que o pai está ficando louco.
Marieta diz para Nena que ficaria feliz se Bruno tivesse feito um filho na Itália, mas renega um filho de Giovanna e Henrico. Giuseppe Berdinazi sofre porque o filho não renasce da medalha que ele plantou.