A jornalista e apresentadora, Maria Beltrão, relembra sua estreia na cobertura do Oscar na TV Globo que aconteceu há 15 anos.
Em 2006, ela comandava pela primeira vez a festa do Oscar ao lado de José Wilker. Agora, a apresentadora comemora 15 anos da estreia – só não esteve à frente do evento quando a festa coincidiu com o Carnaval, em 2009, 2014 e 2017.
“Lembro bem da minha primeira transmissão do Oscar, quando encontrei o José Wilker pela primeira vez. Minha missão nunca foi comentar os filmes, mas dar a maior quantidade de informações para quem estiver assistindo”, disse Maria Beltrão.
José Wilker, parceiro de Maria na estreia e falecido em 2014, será homenageado por Marcelo Adnet na transmissão exclusiva do Globoplay.
Maria Beltrão comenta o que mudou durante esses anos cobrindo o evento e conta que mesmo sem a experiência de ver os filmes no cinema, assistiu 43 deles para se preparar para a apresentação.
“A principal diferença entre 2006 e 2021 é que eu ganhei mais segurança. Consegui ver 43 filmes, incluindo as principais indicações. Mas lamento muito não ter a experiência do cinema este ano. É diferente ir ao cinema, ver o trabalho como foi feito para a tela grande. Mas consegui me preparar bem”, disse.
À frente do ‘Estúdio i’, na GloboNews, Maria Beltrão informa, comenta e se posiciona sobre diversos assuntos abordados pelo programa. Neste ano, pela primeira vez no Oscar, duas mulheres concorrem à Melhor Direção e Viola Davis se tornou a atriz negra com maior número de indicações.
Sobre as transformações e mudanças na academia, Beltrão disse que apesar do Oscar ter o papel de refletir o que sendo debatido na sociedade, ainda precisa melhorar: “Ainda está aquém do que deveria ser, mas já vemos uma mudança, com duas mulheres sendo indicadas à Melhor Direção, algo que nunca havia acontecido. Ouso dizer que a Chloé Zhao deve ganhar por “Nomadland”, comenta.
Ela ainda completa dando destaque a Viola Davis: “A Viola Davis merece todos os prêmios. E este ano a briga está muito bonita. A Frances McDormand está impecável em “Nomadland”. Temos também a Carey Mulligan, de “Bela Vingança”, espetacular”.
A transmissão multiplataforma deste domingo (25), vai ao ar ao vivo no Globoplay e no G1, a partir de 19h30, e na TV Globo, depois do ‘Big Brother Brasil. 21’.
Leia também: Univision compra produções da Globo para exibir no streaming