A análise de uma novela não pode acontecer apenas pelo seu primeiro capítulo. Tentar afirmar se será ou não sucesso é algo que somente os menos experientes fazem, afinal desconhecem que uma novela se faz ao logo de muitos capítulos. Além disso, o que aparentemente deu errado, a boa e velha obra aberta corrige. Entretanto, é importante destacar que a estreia de uma trama pode mostrar sinais do que funcionará ou não no vídeo.
Nesta segunda-feira (15/3), depois de longos meses com a baixa audiência de “Elas por Elas”, a TV Globo estreou “No Rancho Fundo”, trama encomendada por José Luiz Villamarim para tirar o horário das 18h do pior patamar desde que esta faixa de novelas. A história de Mário Teixeira acontece no mesmo universo de “Mar do Sertão”, um dos grandes fenômenos dos últimos anos.
O primeiro capítulo de “No Rancho Fundo” deu bons sinais, sendo o principal deles a escolha do elenco. Andrea Beltrão não precisou de muito tempo para mostrar a força de sua Josefa. O mesmo aconteceu com Alexandre Nero e seu Eurico e com Débora Bloch, a Deodora que volta do “Mar do Sertão”. Entretanto, o episódio de estreia também deixou claro o ritmo que será adotado e uma ambientação diferenciada. Dá vontade de assistir mais? Dá!
Segundo dados preliminares, “No Rancho Fundo” estreou com 20,2 pontos. A audiência não explodiu, mas pelo menos segurou a média do capítulo final de “Elas por Elas”.
Uma conta cara para ser dividida por muitos
“No Rancho Fundo” tem como missão recuperar a audiência da faixa das 18h. “Elas por Elas”, uma aposta equivocada da direção de teledramaturgia, afundou os índices desse horário. Mas, a versão da história de Cassiano Gabus Mendes ocupa a última posição das novelas exibidas nessa faixa em 53 anos, com apenas 15,3 pontos na Grande São Paulo, o que a coloca atrás de Nos Tempos do Imperador.
Nos bastidores da TV Globo há quem afirme que o resultado negativo de “Elas por Elas” é consequência da avaliação errada de que humor mais marcado poderia funcionar às 18h. Para muitos, essa conta cairá nas mãos de muitos profissionais, inclusive na direção.
Leia mais:
Atenção
*As informações e opiniões contidas no texto não refletem necessariamente o posicionamento do Portal Alta Definição.