O ator Marcos Palmeira completa 54 anos de carreira neste ano, onde iniciou sua trajetória artística nos cinemas com o filme Copacabana Me Engana (1968). De lá pra cá atuou em diversas produções e consolidou seu trabalho na televisão brasileira.
No ar como José Leôncio no remake de Pantanal, na TV Globo, o artista de 58 anos também participou da primeira versão da obra na extinta Rede Manchete como Tadeu Aparecido Leôncio.
Confira os grandes papéis do ator na TV:
Porto dos Milagres (2001) – TV Globo
A trama, escrita por Aguinaldo Silva, gira em torno de pessoas ambiciosas como Félix Guerreiro (Antônio Fagundes) e Adma (Cassia Kis), e de gente do bem como o simplório pescador Guma (Marcos Palmeira), um representante do povo. O protagonista vivido por Marcos Palmeira é herdeiro de uma grande fortuna, e vive um romance com a jovem Lívia (Flávia Alessandra).
Celebridade (2002) – TV Globo
Na novela de Gilberto Braga, Fernando Amorim (Marcos Palmeira) é um cineasta casado com Beatriz (Deborah Evelyn), uma mulher mimada e egoísta. O casamento dos dois está de mal a pior, quando Fernando e Maria Clara (Malu Mader) se conhecem por acaso, e acabam se apaixonando.
Os dois vivem um romance cheio de idas e vindas, devido às armações de Beatriz. Ao longo da trama, Maria Clara engravida de Fernando, mas passa um longo período escondendo que ele é o pai da criança.
Mandrake (2005) – HBO
Paulo Mendes (Marcos Palmeira), mais conhecido como Mandrake, é um advogado criminal. Sua especialidade é lidar com os problemas de extorsão e chantagem que pessoas ricas ou de classe média alta têm com as camadas inferiores da sociedade.
Está sempre ajudando pessoas pobres que não podem pagar os seus serviços. Não tem medo de se meter no submundo carioca, povoado por drogados, prostitutas, traficantes e figurões da sociedade. Apesar de ser teoricamente um advogado, Mandrake exerce muito as funções de detetive.
A série, baseada nos livros de Rubem Fonseca, foi indicada duas vezes ao International Emmy Awards.
Babilônia (2015) – TV Globo
No folhetim de Gilberto Braga, Aderbal Pimenta (Marcos Palmeira) é um prefeito corrupto na cidade fictícia de Jatobá, no estado do Rio de Janeiro. Era um pequeno comerciante, mas depois de se tornar conhecido com um programa de rádio numa emissora local, resolveu entrar na política para ganhar dinheiro. Esperto, apela para o eleitorado mais conservador e é um falso moralista.
O personagem foi o primeiro grande vilão da carreira do ator.
Cama de Gato (2009) – TV Globo
Escrita por Duca Rachid e Thelma Guedes, a novela gira em torno de Gustavo Brandão (Marcos Palmeira), um homem rico mas amargurado, dono da empresa de perfumes Aromas junto a Alcino Rodrigues (Carmo Della Vechia), seu melhor amigo, e casado com a ambiciosa Verônica (Paola Oliveira). Alcino gosta de aproveitar a vida ao máximo, mas descobre que está com uma doença grave e com os dias contados.
Ao perceber que Gustavo perdeu o prazer das coisas simples da vida, Alcino decide mandá-lo para um deserto, com a ajuda de Verônica. Com esta atitude, Alcino pretendia que Gustavo passasse por um momento de reflexão, que repensasse sua vida, seus valores. Só que Verônica aproveitou a situação para dar um fim no marido e ficar com toda a sua fortuna.
O plano dá certo para a vilã, que consegue fazer com que Gustavo seja suspeito de ter assassinado a modelo Natasha (Leticia Birkheuer), além de achar que ele foi morto pelos seus capangas.
Mas o empresário está vivo, e com a ajuda de Rose (Camila Pitanga), por quem se apaixona, vai atrás de provar a sua inocência.
A Dona do Pedaço (2019) – TV Globo
Criada por Walcyr Carrasco, a novela acompanha a história das famílias de justiceiros Ramirez e Matheus que viviam em guerra há gerações, até Maria da Paz (Juliana Paes) e Amadeu (Marcos Palmeira) se apaixonarem e selarem um acordo de paz entre eles. Mas, no dia do casamento, o rapaz é baleado pela avó da noiva e a guerra é reiniciada, fazendo com que Maria tenha que fugir para São Paulo sem saber que está grávida. As mães dos clãs fazem um acordo e mentem que ambos estão mortos para suas famílias, mas como vingança o pai de Amadeu manda assassinar as sobrinhas de Maria.
Vinte anos se passam. Maria da Paz se tornou uma mulher rica, dona de uma rede de confeitarias, graças às receitas de família, embora nunca tenha se dado bem com a filha, a mau-caráter Josiane (Agatha Moreira).
Maria reencontra Amadeu e descobre a mentira para separá-los, mas eles são impedidos de retomar o romance quando a esposa dele fica gravemente doente.
Leia também: Com show de efeitos especiais, Maria Marruá se despede de Pantanal