O jogo entre Costa Rica e Alemanha desta quinta-feira (01), na Copa do Mundo 2022, entrará para a história. Pela primeira vez, em 92 anos, uma partida da competição terá um trio de arbitragem feminina. E como parte deste momento especial estará uma brasileira: Neuza Back, de Santa Cantarina, será uma das assistentes ou bandeirinhas do confronto.
Formada em educação física, Neuza Back concluiu o curso de arbitragem em 2008 e passou a atuar em jogos do Campeonato Catarinense. Seu bom desempenho lhe garantiu, já no ano seguinte, vaga no quadro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), estreando em jogos do Brasileirão. Em 2014, chegou ao quadro de árbitros assistentes da FIFA, passando a apitar também em partidas internacionais.
Neuza Back atuou nos Jogos Olímpicos de 2016 e no Mundial de Clubes de 2020, no futebol masculino, além da Copa América Feminina, de 2018, e da Copa do Mundo Feminina, de 2019. Em 2021, formou o primeiro trio feminino em um jogo de Libertadores, outra marca histórica na sua carreira.
No confronto do Mundial do Catar, entre costarriquenhos e alemães, ela estará ao lado da árbitra principal Stéphanie Frappart, da França, e da também auxiliar Karen Diaz Medina, do México.
Em entrevista ao programa Encontro, da TV Globo, no mês de agosto, Neuza Back havia comentado sobre a convocação para à Copa. “Todo árbitro quando entra no curso de arbitragem, o sonho é a Copa do Mundo. Para mim não era diferente. Sendo mulher, seria um pouco mais difícil. Passou pela cabeça todas as escolhas, todas as sensações”, declarou.
Leia também: Lateral da Seleção, Danilo faz reflexão e afirma que jogadores não são heróis