Não é de hoje que as falas de José Ferreira Neto, vulgo Craque Neto, durante o Os Donos da Bola, na Band, tem repercutindo negativamente para o apresentador. Ídolo do Corinthians e um dos mais polêmicos comentaristas de futebol, ele se tornou um personagem ao fazer e falar tudo o que pensa ao vivo, sem prever muito as consequências disso tudo.
Nas últimas semanas, por exemplo, Neto ganhou mídia ao apresentar o programa esportivo da Band vestido de Peppa Pig, para zoar a derrota do Palmeiras no Mundial de Clubes. Em outra ação, ele falou ao vivo sobre o BBB 22 e deu a sua opinião sobre a expulsão de Maria do reality global. Atitudes que tem os seus prós e contras, mas que não passam do limite do aceitável.
Agora, falar mal e zoar com a mãe de um treinador, como o feito com o do Palmeiras na edição de hoje (24) beira o ridículo e uma total falta de senso crítico. É uma perdição completa no personagem que ele mesmo criou e se transformou. Insatisfeito com uma fala de Abel Ferreira na coletiva, ao citar que “até a mãe dele sabe de futebol” para cobrar mais estudo dos jornalistas, Neto atacou diretamente a mãe do treinador e fez piada sobre a questão.
“Então a sua mãe sabe mais? O que a sua mãe sabe? A sua mãe sabe fazer o que? Bacalhau? Sua mamãe sabe fazer o que? Cacetinho? A sua mamãe sabe fazer o que?”, argumentou o ex-jogador, em uma total falta de respeito.
Rapidamente as falas repercutiram nas redes sociais e o Palmeiras, com total razão, lamentou e repudiou o dito pelo apresentador. Em uma breve nota, o clube deu uma invertida certeira em Neto, chamando o comentarista de “privilegiado” por estar na televisão e afirmou que o ex-jogador utilizou comentários de “forma rasteira” para atingir a quem nem faz parte do futebol. O Palmeiras ainda ressaltou a “falta de educação” e o “mal exemplo” de Neto, além do “desperdício de um espaço nobre em uma concessão pública”.
De forma breve e objetiva, o clube paulista respondeu à altura e pode ter aberto um espaço para a discussão de limites no jornalismo esportivo, principalmente em programas como Os Donos da Bola. Não é muito incomum observar por lá ataques pessoas a jogadores e treinadores, em uma total falta de ética, profissionalismo e senso crítico, além de não haver um mínimo de respeito.