Com fim das Eleições 2022, a Globo promoverá algumas mudanças no setor de jornalismo e primeira delas ocorrerá no podcast O Assunto, do G1. Depois de mais de três anos à frente de atração, Renata Lo Prete cederá lugar a Natuza Nery. A comentarista de política da GloboNews já substituía a titular ocasionalmente e agora assumirá a função de fato, a partir do dia 21 de novembro.
“O jornalismo e o jornalista precisam se reinventar o tempo todo. Por isso digo que foi um privilégio ter participado da concepção e apresentado um produto pioneiro, que nasceu da inquietação de empresas distintas do Grupo Globo e ajudou a fazer dele referência também em podcasts. Saio com sentimento de missão cumprida”, afirma Lo Prete, que seguirá normalmente como âncora do Jornal da Globo.
Ao longo de mais de 830 episódios, Renata trouxe toda a sua experiência de 30 anos de jornalismo, na maioria deles de cobertura política, e transformou o podcast O Assunto como o terceiro mais ouvido da América Latina, com mais de 88 milhões de downloads. Com episódios diários, tornou-se hábito para muitos brasileiros, sendo opção de informação de qualidade por meio de áudio.
“Um dos trunfos de O Assunto é o interesse expressivo que desperta nos jovens (57% dos ouvintes do podcast têm entre 18 e 34 anos). Tanto que muitos professores nos contam que usam o podcast do g1 como ferramenta de ensino. Tenho certeza de que a Natuza – profissional completa e movida a desafios – vai adorar participar dessa conversa com um público tão estratégico para a sustentabilidade da nossa indústria”, completou Lo Prete, que se despedirá do podcast no próximo dia 11 de novembro.
“Renata só me deu coisas boas nesta vida. E isso não é exagero. Recebo o ‘O Assunto’, um projeto consagrado e lindo, com muita alegria”, disse Natuza, ao assumir o comando do podcast. As duas foram recentemente destaques da cobertura da Globo nas Eleições 2022, tanto na TV Globo como na GloboNews.
Leia também: Felipeh Campos assinou com a Record? Saiba o que ele vai fazer