A TV Cultura exibe nesta quinta-feira (24), pela primeira vez em uma emissora aberta, o documentário ‘Um Presente à Prova de Futuro‘. Filmado no Brasil e na Holanda, o longa-metragem é uma produção da Tocha Filmes e coprodução da Globo Filmes e GloboNews.
A produção discute o atual modelo econômico linear – exploração, produção, consumo e descarte -, que cada vez mais coloca em risco o futuro da vida em nosso planeta. Com narração do cantor e compositor Lenine, vai ao ar a partir das 23h na TV Cultura.
Como alternativa ao modelo econômico atual, ‘Um Presente à Prova de Futuro’ investiga os princípios da chamada economia circular, idealizada na Holanda, e que já é diretriz econômica e lei na Europa. Para a economia circular, lixo é um “erro de design” – algo criado pelo homem e que não existe na natureza.
Por isso, ela acredita que é preciso reavaliar o processo produtivo, rever valores e relações, e redesenhar produtos e serviços. A ideia é diminuir, cada vez mais, a quantidade de resíduos que produzimos e transformar tudo isso num negócio lucrativo.
Como diz um preceito da economia circular, “se for viável economicamente fica mais fácil mudar o mundo”. Mais do que um filme-tese sobre o assunto, o documentário Um Presente à Prova de Futuro parte numa investigação criativa, bem-humorada e profunda sobre o destino do planeta, enquanto os níveis de consumo e descarte continuam aumentando ano a ano.
Narrado por Lenine, que aqui representa o senso comum com um texto provocante e divertido, o filme acompanha uma família holandesa em seu cotidiano para entender como essas ideias inovadoras já fazem parte da vida das pessoas. Visita fábricas, designers, empreendedores e observa como novos processos estão revolucionando os costumes em muitos lugares.
No final, não basta apenas mudar uma cadeia produtiva ou modelo econômico, mas, indo além, permitir que cada indivíduo possa transformar sua maneira de pensar e ver o mundo.
Leia também: “A sensação é maravilhosa”, diz Caco Barcellos ao retornar às reportagens de rua