Quem vê o sucesso do Balanço Geral dos dias atuais, pode não lembrar dos perrengues que o programa passou no início da década passada. Em entrevista ao podcast Inteligência Ltda, apresentado por Rogério Vilela, Reinaldo Gottino falou sobre seu início como âncora do jornalístico, em 2014, e revelou que chegou a entregar o cargo para a direção da Record TV.
Durante a conversa, que teve duração de quase duas horas, Gottino relembrou seu início de carreira, ainda na rádio e sua chegada na Record TV, no ano de 2005. De lá para cá, ele atuou como repórter e apresentador eventual dos principais jornalísticos da emissora, até ganhar sua primeira grande chance, assumir a edição vespertina do Balanço Geral.
O ano era 2014 e sua função seria substituir Luiz Bacci, que havia trocado a Record TV pela Band. O programa vinha bem na audiência com o comando de Bacci e acabou perdendo público com a mudança de apresentador. Pressionado e muito criticado, Gottino confessou que convocou uma reunião com a direção do canal e pediu para deixar a atração.
O programa não deu certo. E eu fui lá na direção. Um monte de gente de fora se oferecendo para fazer. Outros apresentadores. Puta pressão. E eu já estava lá uns 5 ou 6 meses. Não estava virando. Aí eu peguei e falei: ‘Não deu! Não é para mim! Deixa quieto’. Chamei uma reunião lá com a direção e ‘entreguei o boné’. Falei: ‘Olha, não está dando certo. Melhor vocês colocarem outro
afirmou
Para a surpresa dele, a direção não concordou com a sua opinião e o manteve no comando do Balanço Geral. Aquilo, na visão de Gottino, lhe deu uma segurança para seguir trilhando a sua trajetória, já que ele achava que a falta de audiência do programa era sua culpa.
“A direção falou: ‘Cara, o programa está legal pra caramba. É isso que a gente procura. E vamos esperar’. Eu achava que era minha culpa. A gente é ansioso pra caramba. […] No dia seguinte começou a dar audiência e saiu um peso das minhas costas”, disse.
Desde então, o Balanço Geral foi crescendo em audiência e se tornando motivo de preocupação na TV Globo. O Vídeo Show foi extinto, devido aos baixos índices no ibope. Já o Se Joga, o seu substituto, também foi descontinuado pelo mesmo motivo. Atualmente, a emissora escalou uma faixa de novelas especiais para competir contra o quadro “A Hora da Venenosa”, ponto alto do jornalístico da Record TV.
A íntegra da entrevista de Reinaldo Gottino ao podcast Inteligência Ltda para ser conferida no link abaixo.
Leia também: Richarlyson, ex-Made in Japão, é o novo comentarista da Globo