Durante a cobertura ao vivo do ‘Balanço Geral PE’ sobre a busca por sobreviventes em um dos locais mais atingidos pelas chuvas em Pernambuco, uma tia de uma vítima fez um longo desabafo sobre a chegada da comitiva do presidente Jair Bolsonaro ao estado. Segundo informações da população, durante o sobrevoo da comitiva, os moradores foram impedidos de chegarem até suas casas e até as buscas teriam sido interrompidas.
Jair Bolsonaro (PL) chegou a Recife na manhã desta segunda-feira (30). Acompanhado por ministros ele concedeu uma entrevista coletiva, lamentou a tragédia e aproveitou para criticar a ausência do governador Paulo Câmera (PSB). “Infelizmente essas catástrofes acontecem”, disse Bolsonaro. Um pouco antes da coletiva, ele tentou pousar em áreas atingidas pela tragédia, mas teria sido impedido por conta do alto risco.
Uma mulher identificada como Gisoleine, tia de um dos desaparecidos, fez um desabafo ao vivo na TV Guararapes/Record TV, sobre a interrupção das buscas em razão da chegada da comitiva presidencial. De acordo com ela, até a retirada de um corpo pelo IML (Instituto Médico Legal) foi interrompida.
Eu não fiquei triste, fiquei indignada. Porque esse não era o momento de nenhum político vir numa área dessa onde tivemos o maior número de pessoas mortas, pessoas ainda desaparecidas, a gente aqui desde sábado tentando encontrar os corpos dos nossos familiares. Os outros familiares também sentidos e chorosos pelos familiares de suas famílias. Aí vem uma comitiva do presidente, proibindo até as pessoas de terem acesso as suas casas e a gente ter acesso até na retirada do corpo da minha cunhada para colocar no IML, tudo isso porque o presidente vinha.
A pernambucana chegou a chorar e questionou a real intenção da visita presidente Bolsonaro:
Isso não era momento. O momento é dele como presidente, o que ele tem que fazer é usar a caneta dele e fazer políticas públicas verdadeiras para a população, política de habitação que o país não tem. Então, ele veio fazer o que aqui? Chorar os mortos? Veio dá vida as pessoas? Ele não veio… Ele vinha dá dignidade as pessoas que perderam suas casas, que moram no morro. E parou o serviço de busca. Gente, pelo amor de Deus. Estamos aqui desde sábado tentando dá enterro digno a essas pessoas.
Assista ao vídeo:
Ela esta certa , eles vieram fazer politica eleitoreira, parar busca pra mostrar a solidariedade do presidente? Ela esta certissima, não tinha que parar porque o presidente estava indo ao local e sim continuar.
Eu estava lá , e ninguém foi impedido de trabalhar eu mesmo estava trabalhando enquanto havia o sobre voô . Este povo precisa aprender a falar a verdade . Já se acostumaram a vida toda na mentira difícil