Ontem foi um dia histórico pra o jornalismo brasileiro, mas principalmente para a Globo, que escolheu Maju Coutinho como a primeira mulher negra para ocupar eventualmente a bancada do Jornal Nacional, seu principal telejornal.
Contudo, embora seja o jornal de maior audiência no país, o JN não foi o primeiro a abrir tão importante oportunidade, aliás, demorou 50 anos para isso. Muito antes disso, o SBT já tinha entregue a responsabilidade de apresentar seu principal telejornal, o SBT Brasil, nas mãos da renomada jornalista Joyce Ribeiro que ocupou a bancada eventual de 2006 a 2017, depois
Após não renovar com a apresentadora, a TV Cultura reconheceu o trabalho da apresentadora e a contratou como titular do ‘Jornal da Cultura’.
Relembre a estreia da jornalista no Jornal da Cultura:
Ainda no ano passado, pela primeira vez na televisão brasileira, um telejornal foi comandado por dois jornalistas negros. A RedeTV! quem promoveu esse encontro histórico, com Luciana Camargo e Rodrigo Cabral na apresentação do “RedeTV News”, seu também principal telejornal.
Leia também: Joyce Ribeiro fala sobre o jornalismo da TV Cultura: “Vai muito ao encontro do que eu acredito”
Já na Record TV, Salcy Lima é uma das promessas da emissora a ex-Miss Pará começou sua carreira na Record TV Belém, mas seu talento no comando dos telejornais locais foi apreciado pela rede que a contratou para o bloco de esportes do Fala Brasil, atualmente ela é apresentadora eventual do jornal matinal além de moça do tempo do Jornal da Record.