O ator e dublador Isaac Bardavid, 90 anos, faleceu na tarde desta terça-feira (01) em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Ele ficou conhecido mundialmente por emprestar sua voz ao personagem Wolverine e chegou a ser reverenciado pelo próprio ator Hugh Jackman, que deu vida ao herói nos cinemas. O ator também fez novelas e séries na TV Globo e Record TV.
O dublador estava internado desde o dia 26 de janeiro, por causa de um enfisema pulmonar e teve uma piora no quadro clínico. De acordo com o último boletim médico divulgado pela família, foi informado que ele estava inconsciente e que seu estado de saúde era grave.
Bardavid era conhecido como uma das lendas da dublagem brasileira, ao lado de outras estrelas como Orlando Drummond, que morreu em 2021. Há décadas ele era a voz oficial do Wolverine no país e chegou a encontrar o Hugh Jackman no The Noite, do SBT, em 2017.
Você me ajudou a me sustentar e a sobreviver na minha profissão durante 17 anos, você me ajudou a viver na minha profissão, dublando a sua voz,
disse Isaac ao intérprete de Wolverine.
Na ocasião, Hugh chegou a se emocionar com as palavras do dublador.
Eu fico tocado, é um prazer em conhecê-lo… Isaac, o senhor é parte desse amor que eles [fãs] sentem pelo Wolverine.
Hugh Jackman
Carreira
Descendente de família judia turca, Isaac Bardavid formou-se em direito, mas decidiu seguir a carreira da teledramaturgia. Na dublagem emprestou sua voz para Wolverine, O Esqueleto de ‘He-Man’, Tigrão, do ‘Ursinho Pooh’, Robotnik de ‘Sonic’ e o computador K.I.T.T do seriado A Super Máquina.
Bardavid também fez diversas novelas na TV Globo, como A Escrava Isaura (1976), O Astro (1977), A Padroeira (2001), Eterna Magia (2007) e Totalmente Demais (2016). Entre 2012 e 2015, teve uma passagem pela Record TV onde atuou em ‘Rei Davi’ e ‘Milagres de Jesus’.