Rubens Ewald Filho morreu nesta quarta-feira (19), aos 74 anos em decorrência de uma complicação. Ele desmaiou e sofreu uma queda na escada rolante de um shopping em São Paulo.
Renomado jornalista, crítico de cinema e autor de novelas, Ewald estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Samaritano desde o dia 23 de maio.
O jornalista teve passagens pelos maiores veículos de comunicação como Globo, Record TV, R7, RedeTV!, SBT, TV Cultura, Band Veja, Jovem Pan, Folha de S. Paulo, como também vários canais da TV fechada.
Leia também: Paulo Betti fala sobre acusação de racismo e ganha apoio de outros atores
Carreira
Rubens Ewald Filho ficou conhecido por comentar as principais premiações do cinema, como as cerimônias do Oscar, ele chegou a assistir mais de 40 mil filmes, entre longas e curta-metragens. Na TV ele escreveu e adaptou algumas novelas: Éramos Seis (1977 e 1994), Iaiá Garcia (1982) e Um Homem Muito Especial (1980).
Em 2017, ele assumiu a Secretaria de Cultura de Paulínia, em São Paulo. Mas só permaneceu no cargo dois meses, alegando questões pessoais.
Família
O crítico era reservado quanto a sua vida, mas ele não deixa filhos. Quando raramente comentou sobre sua família, ele acabou revelando que foi casado, mas sua mulher morreu vítima de um erro médico.
Eu não planejei ficar sozinho, mas fiquei. As pessoas nem sabem porque eu nunca conto isso, mas eu fui casado. E ela faleceu de erro médico. Quer dizer, mais uma coisa desagradável da vida, uma coisa que te marca. Aí você não quer nada mais. É uma coisa triste, não vejo porque falar. Dá raiva, dá tudo, desperta as emoções que você por tanto tempo controlou”
disse o crítico ao site Risca Faca, em 2016.
Errata: O Portal Alta Definição, errou ao informar que o crítico Rubens Ewald Filho caiu da escada do Raposo Shopping. Essa informação já foi corrigida.