O Mistura Paulista deste sábado, 04 de dezembro, vai visitar dois dos principais bairros da capital paulista: Lapa e Penha. Comandado por Denise Thomaz Bastos e Luiza Vaz, o programa irá percorrer o antigo trajeto da linha de ônibus que ligava as duas localidades para conhecer as particularidades, a gastronomia e a cultura que essas duas regiões oferecem para quem mora ou visita esses lugares.
A edição também vai mostrar uma conversa com historiadores tentar explicar como a Penha se tornou capital do estado de São Paulo em 1924, além de um passeio em uma exposição tradicional de carros antigos e mergulha na história do Teatro Cacilda Becker, construído na década de 80.
Ainda na Penha, Denise Thomaz Bastos se depara com histórias de pessoas que nasceram, cresceram e montaram seus negócios para ajudar a região a crescer economicamente. A repórter também leva o comentarista Walter Casagrande ao Clube Esportivo da Penha, onde o ex-jogador marcou seus primeiros gols. Eles conversam com antigos amigos do ‘Casão’ da época.
Já na Lapa, Luiza Vaz se surpreende ao saber que o bairro possui dezenas de ‘vilas’, que compõem as ruas e esquinas da região. A estação de trem da Lapa foi a porta de entrada para imigrantes de diferentes países da Europa que, atraídos pelo trabalho nas fábricas, frigoríficos e no comércio, acabaram se instalando e inaugurando suas ‘vilas’. Além de conhecer a cultura da miscigenação que ajudou a construir cada pedacinho desse canto da zona oeste paulistana, Luiza degustou sabores especiais em bares, restaurantes e no Mercado Municipal da Lapa.
Também na Lapa, a repórter vai até o Prédio União Fraterna, espaço em que é realizado um dos mais tradicionais bailes da cidade, o Baile da Saudade, promovido há 63 anos no bairro. Durante a visita, Luiza escuta relatos de senhores e senhoras que fazem questão de manter a tradição das roupas de gala para seguir bailando e revivendo os anos dourados.
O Mistura Paulista é exibido nas tardes de sábado, logo após o Jornal Hoje, para a Região Metropolitana de São Paulo.
Leia também: Substituto de Bonner, Sandro Dalpícolo é demitido de afiliada da TV Globo