O Mistura Paulista deste sábado (04) exibe o terceiro episódio da nova temporada. Comandado por Denise Thomaz Bastos e Luiza Vaz, o programa irá visitar as regiões do Grajaú e Canindé, na capital. E terão muitas histórias para contar, desde o “príncipe do futebol” da Portuguesa até uma famosa cervejaria com vários rótulos já lançados.
Para os amantes de futebol, o nome Canindé soa familiar, pois a partir do estádio que o bairro se desenvolveu. Mas o ponto de virada se deu com Ivair, o “príncipe do futebol”, apelidado por ninguém menos que Pelé. O jogador, que atuava pela Portuguesa e morava nas arquibancadas de madeira do estádio, foi vendido ao Corinthians. O dinheiro no negócio ajudou a financiar a reforma do local. A repórter Denise Thomaz Bastos revela essa e outras curiosidades do estádio, que completou 50 anos em janeiro. Em um tour com o administrador Arhur, apelidado como “o prefeito do Canindé”, Denise ainda conhece o museu que conta toda a história do clube.
As delícias do Canindé também estão presentes no programa deste sábado. O arais, prato de origem árabe, famoso no bairro não só pelo sabor, mas pela história por trás do sanduíche, é uma delas. A receita foi criada há 36 anos pelo sírio Missak Yaroussalians, que chegou ao Brasil com três anos de idade com os pais e irmãos, e aqui é chamado carinhosamente de Carlinhos.
Realizada aos domingos, a feira Kantuta é um pedaço da Bolívia no Canindé. Reúne artesanato, culinária e dança típica do país. “Canindé é um bairro com muitas culturas. O local tem albergues que acolhem pessoas em situação de rua e refúgio. Me deparei com chineses, marroquinos, afegãos, bolivianos, angolanos, uma verdadeira mistura. Esse vai ser um programa onde os brasileiros vão conhecer culturas diferentes e perceber o quanto São Paulo é plural”, resume Denise Thomaz Bastos.
Já a repórter Luiza Vaz vai até o Grajaú para conhecer as cores do grafite. Escolhido por um grupo de artistas plásticos para ser uma forma de arte, a expressão é tão forte no bairro que foi adotada por algumas escolas. Colorindo suas fachadas, os grafites dão aos alunos uma motivação a mais para não faltarem as aulas. Também no Grajaú, um salão criado em 2017, com o objetivo de valorizar o cabelo natural sem utilizar química, deu um novo significado para as mulheres da região.
Entre os outros pontos visitados por Luiza no Grajaú está uma famosa cervejaria do bairro, com oito rótulos lançados. Segundo o idealizador Leandro Sequelle, as cervejas artesanais não eram tão acessíveis para os moradores da periferia, por isso criou a cervejaria com a identidade do bairro e com o conceito de “ser para todos”. “É um sonho transformar a cerveja artesanal em uma ferramenta de mudança, transformação social e potência de visibilidade da galera que está invisível socialmente”, afirma o criador.
O Mistura Paulista é exibido nas tardes de sábado, logo após o Jornal Hoje, para a Região Metropolitana de São Paulo.
Leia também: TV Globo prepara a estreia de novo quadro no Caldeirão