Alexandre de Moraes, ministro do Superior Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (18) o bloqueio do Telegram em todo o Brasil. A informação foi divulgada com exclusividade pela GloboNews e atende a um pedido da Polícia Federal, após o aplicativo de mensagens não atender a decisões judiciais para bloqueio de perfis apontados como disseminadores de fake news.
“O desprezo à Justiça e a falta total de cooperação da plataforma Telegram com os órgãos judiciais é fato que desrespeita a soberania de diversos países, não sendo circunstância que se verifica exclusivamente no Brasil e vem permitindo que essa plataforma venha sendo reiteradamente utilizada para a prática de inúmeras infrações penais”, afirma Moraes, em trecho da decisão.
O bloqueio ainda está em fase andamento, segundo à GloboNews, e ocorrerá por meio das plataformas digitais e dos provedores de internet, que precisam adotar medidas para inviabilizar a utilização do aplicativo no país.
No Brasil, o Telegram sempre foi uma rede secundário ao WhatsApp, sendo utilizado quando o app mais famoso apresenta alguma instabilidade ou fica do ar. Mesmo assim, o Telegram possui uma gama enorme de usuários, sendo fonte de muitos grupos e troca de mensagens.
Leia também: Iran Ferreira, o ‘Luva de Pedreiro’, ganha homenagem do Instagram