O Sem Censura Especial Coronavirus recebe o ator Mateus Solano para um bate-papo, via Skype, com o apresentador Bruno Barros nesta quarta-feira, 17 de junho, ao vivo, às 14 horas, na TV Brasil. O artista fala sobre a iniciativa do movimento SanitaRio e conta o que está fazendo durante a pandemia.
Ambientalista, o convidado reflete sobre a importância de se discutir, apresentar soluções e exigir ações efetivas sobre o saneamento básico. Mateus Solano explica porque é preciso cobrar que o poder público municipal resolva os problemas que envolvem água e esgoto no Rio de Janeiro.
Ele conta que a iniciativa foi concebida a partir de uma live realizada em 13 de maio sobre os entraves do saneamento na capital. Mateus Solano explica que o movimento recebeu diversas manifestações de cariocas sobre os desafios dessa situação na Cidade Maravilhosa.
Embaixador da ONU Brasil para a campanha Mares Limpos, o ator é engajado nas causas socioambientais. Assim, Mateus Solano aborda alguns aspectos do assunto que precisam ser esclarecidos. Ele destaca temas como a legislação, os modelos de negócio, a política tarifária e a insegurança hídrica em quantidade e qualidade.
Segundo Solano, o saneamento é um direito básico de todos que ao ser negligenciado, afeta a saúde da população e prejudica a qualidade dos mares e oceanos. Para o ativista, tudo está interligado e é interdependente. Por isso, acredita que cuidar dos recursos naturais é cuidar da própria humanidade.
Mateus Solano também comenta sobre a importância da mudança de mentalidade das pessoas nesse momento de distanciamento. O artista explica o que tem feito durante a pandemia do novo coronavírus e como encara a Covid-19. Ele destaca ainda como se sente em relação ao isolamento social.
Leia também: “Eu nunca quis guerra com ninguém”, diz Ludmilla no Encontro