Nesta terça-feira (29), a Band reuniu a imprensa para apresentar a nova temporada do MasterChef Brasil, que estreia no próximo dia 06 de julho, às 22h30. Um dos maiores sucessos da emissora, a atração prometeu voltar às origens mesmo trazendo muitas novidades. O programa também marca a estreia da jurada Helena Rizzo, chef brasileira mais premiada no mundo, que substitui Paola Carosella.
O evento transmitido online contou ainda com a participação da apresentadora Ana Paula Padrão, os chefs Rick Jacquin e Henrique Fogaça, além da diretora Marisa Mestiço que elogiou a nova jurada.
“Ela vem provar que é gente da gente e, com isso, acaba trazendo um fôlego novo à equipe. Para os participantes, isso deve causar um certo medo, afinal não vai ser fácil ficar cara a cara com a maior chef do Brasil, reconhecida internacionalmente”.
O formato original
Depois de sofrer algumas críticas com a última temporada, onde existia um vencedor a cada episódio, o MasterChef Brasil retorna ao formato original com 23 participantes vindos de todos os cantos do país, sendo um eliminado a cada semana. Além disso, o reality contará também com alguns convidados especiais.
O Portal Alta Definição descobriu que algumas estrelas como Diogo Nogueira, Felipe Titto e Duda Beat vão mostrar seus dotes culinários para todo o Brasil.
Novas dinâmicas
Mesmo com o formato original, o programa ganhará novas dinâmicas. Após cada prova, os jurados escolhem os melhores pratos e definem os três piores, porém um deles terá a chance de ser salvo pelos participantes que já estarão no mezanino. Um poder inédito que pode interferir na dinâmica da cozinha.
Os três chefs, então, voltam a conversar para decidir qual dos dois que ainda estão na berlinda será eliminado. Com isso, o fator convivência será ainda mais explorado.
E para estimular ainda mais a competição os desafios da Caixa Misteriosa virão com uma caixa dourada, trazendo ingredientes que pode significar vantagens ou desvantagens. O vencedor do desafio anterior é quem destinará a caixa a um dos concorrentes, sem saber o que tem dentro dela.
Já nas provas em equipe, um avental dourado será a grande estrela, podendo causar uma organização ou uma confusão. Quem tiver coragem de vestir o acessório diferenciado, ganha o poder supremo e imediatamente se torna o capitão da equipe, podendo mandar em tudo, desde a troca do cardápio até a redistribuição das tarefas dentro da cozinha. Aliás, o programa ganhará um novo cenário, tendo as bancadas completamente reformuladas.
Além de tudo isso, as provas externas também estão de volta, seguindo protocolos de segurança recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) foram reforçados. Além disso, todos os participantes foram confinados em um hotel em São Paulo.
Os prêmios
Neste ano, o Masterchef Brasil vai premiar o grande vencedor com o tão desejado troféu, mais um prêmio de R$ 300 mil de um patrocinador do programa, R$ 5 mil em compras por mês durante um ano de outro patrocinador. Outra famosa marca ainda levará o ganhador e um acompanhante para um destino gastronômico.
Uma marca de eletrodomésticos vai premiar o vencedor com produtos dignos de chef, enquanto outro patrocínio dará uma cozinha completa. Já uma conhecida empresa de alimentos convidará o vencedor a participar do time de Chefs influenciadores da marca para o desenvolvimento de receitas. O grande campeão ainda terá a oportunidade de fazer um curso de técnicas tradicionais da culinária francesa. Já o segundo colocado ganhará um curso de habilidades e técnicas da pâtisserie.
E tem mais: com a parceria de uma marca, o MasterChef Brasil vai oferecer ao vencedor de cada prova individual um prêmio de mil reais.
A coprodução da Band com a Endemol Shine Brasil e o Discovery Home & Health, estreia na próxima terça-feira, às 22h30 na Band. Já no dia 09 de julho é a vez de estrear no Discovery Home & Health, às 19h40.