Candidata à Deputada Federal por São Paulo em 2022, Marina Silva usou as redes sociais para se despedir do apresentador Jô Soares, que faleceu na madrugada desta sexta-feira (05), aos 84 anos. “Dono de uma cabeça luminosa e iluminada que atravessou a vida de nosso país. Uma inteligência múltipla, temperada por um senso de humor saboroso”, publicou.
Hoje, foi inevitável não lembrar das entrevistas. Para mim, o Jô foi um verdadeiro muro de proteção e defesa contra o racismo e o preconceito que tentava folclorizar e desqualificar a chegada de uma ex-seringueira na cena política nacional. Naquela primeira entrevista, em 1994, com seu coração generoso, sua escuta flutuante, que se fez leito e correnteza, me deu a chance de fluir antes do preconceito.
Marina Silva
Marina, que já foi entrevistada pelo apresentador 6 vezes, sendo 1 no SBT e 5 na TV Globo, publicou um vídeo com recortes desses encontros e dividiu com seus milhares de seguidores tamanha cordialidade e respeito de Jô para com ela. No conteúdo postado nesta tarde, o apresentador fala que aprendeu a ser parcial por conta dos ensinamentos da candidata: “Há 16 anos eu apresentei, ainda no SBT, a Marina Silva. Todo momento importante na tua carreira política você veio aqui e esse sofá já está acostumado com a tua presença. Eu quero pedir licença para mostrar o nosso primeiro encontro e como surgiu o nosso romance inesquecível. Desde a primeira vez eu fiquei absolutamente seduzido.”. Ainda no vídeo, Marina relembra quando Jô se convidou para fazer parte do seu ministério: “Estou perguntando porque a partir do ano que vem eu vou ter mais tempo livre”, fala o apresentador sorrindo junto com a plateia.
Jô, que recebeu centenas de homenagens nas redes sociais de amigos, familiares e fãs, foi definido por Marina Silva como “Brilhante, produtivo e inesquecível“. No Instagram, a candidata finaliza a despedida com “Obrigada, querido Jô. Na minha jornada, você será sempre um macio fio de lã, que me ajudou a tecer e a aquecer minha história. Que Deus console seus fãs, familiares e amigos e tenha misericórdia do nosso país com essa perda que é de todos nós”, escreveu.
Leia também: Conversa com Bial reexibe entrevista com Jô Soares nesta sexta-feira (05/08)