Morreu na manhã desta sexta-feira (09) o príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, monarca do Reino Unido. Ele tinha 99 anos e fez a passagem “em paz”, segundo nota divulgada pelo Palácio de Buckingham.
“É com muito pesar que a Vossa Majestade, a rainha, anuncia a morte de seu querido marido, o príncipe Philip, duque de Edimburgo. Vossa Majestade faleceu em paz nesta manhã no Castelo de Windsor”, diz o comunicado.
A causa da morte não foi divulgada e ainda não há informações sobre velório e sepultamento. Devido à pandemia de coronavírus, todo protocolo fúnebre real deve sofrer alterações.
Philip e Elizabeth II foram casados por mais de 70 anos, se tornando o casal mais longevo da realeza britânica. Militar aposentado, ele viajou o mundo ao lado da rainha e lutou por causas sociais durante quase três décadas.
Em fevereiro, o príncipe foi internado em um hospital de Londres após se sentir mal. Ele sofreu uma cirurgia cardíaca e permaneceu um mês sob cuidados médicos. Desde então, viveu mais recluso até a sua morte.
Leia também: Pais de gêmeos, André Rizek e Andréia Sadi divulgam primeiras fotos com os bebês