Depois de 2 anos ausente do calendário de festas da Bahia, o Festival de Verão de Salvador retornou repleto de novidades como a volta de Margareth Menezes no line up. Antes de performar no evento, a cantora celebrou cultura afrodescendente e respondeu sobre a polêmica Lei Rouanet.
Ovacionada pelo público ao coro de “ministra”, Margareth iniciou sua performance com trecho de “Swing da Cor”, canção de Daniela Mercury. Na sequência Menezes celebrou a cultura afro cantando “Uma história de ifá elegibô” e “Raça negra”. O show da artista contou com participações especiais de Majur, que cantou “Clima” e “Mapa de estrelas”, e com Larissa Luz fez dueto na música “Do Mar, do céu, do campo”, além de homenagear Clara Nunes e Elza Soares, com “Canto das três raças” e “Mulher do fim do mundo”.
Assim como Criolo, Margareth usou sua influência e notoriedade para protestar sobre o caso Yanomami e pediu o fim do extermínio dos povos indígenas. Já sobre sua atuação no Ministério da Cultura, a artista conversou antes da sua apresentação no festival. Lá, disse aos jornalistas: “O Ministério nasceu tem quatro dias, agora está com seu ‘CNPJ’. Sobre a Lei Rouanet, temos aí projetos chegando, e vamos dar continuação com o novo decreto que vai chegar. Em breve vamos dar várias notícias boas que estão chegando, porque estamos arrumando”.
“Este momento, para mim, está sendo uma mudança muito grande na minha vida, mas eu acho que faz parte. Faz parte do caminho. Acho que é importante ter alguém de nós lá dentro também para mostrar o nosso sentimento, a nossa vida, o nosso dia a dia como é. Mas estamos aqui também, e eu amo estar aqui”, concluiu.
Entre os festejos do carnaval 2023, Margareth Menezes passará no Rio de Janeiro, onde desfilará em um dos carros alegóricos da Mangueira, e no Galo da Madrugada, em Recife (PE). “Na Mangueira, fizeram carro alegórico em minha homenagem, porque cantei o samba enredo e foi o campeão. O Galo da Madrugada me convidou, vou dar uma circulada por lá, porque é a expressão da cultura brasileira em todo o Brasil”, disse.