Maju Coutinho pede desculpa e diz que “o choro é livre” foi uma fala infeliz

Vinicius Por Vinicius
Maju Coutinho pede desculpas no Jornal Hoje por fala infeliz
Maju Coutinho pediu desculpas por dizer "O choro é livre" no Jornal Hoje | Imagem: Reprodução/TV Globo

Maju Coutinho, âncora doJornal Hoje, pediu desculpas por dizer expressão “o choro é livre”, na terça-feira (16), após uma reportagem exibida no telejornal diário da Globo. Por conta disso, ela foi criticada nas redes sociais e na edição desta quinta-feira (18) disse que fala foi infeliz e esclareceu o que quis dizer.

Na terça-feira, após uma reportagem sobre as medidas para conter o avanço da pandemia, a apresentadora disse que “Os especialistas são unânimes em dizer que essas são medidas indispensáveis agora para conter a circulação do vírus. O choro é livre, não dá para a gente reclamar, é isso que tem”.

Entretanto, após a repercussão negativa, na edição desta quinta (18), a apresentadora pediu desculpas e afirmou que a fala feita no improviso, precisava de um complemento para ser entendida.

“Eu quis dizer que por mais amargas que sejam as medidas de isolamento elas são necessárias para evitar o colapso do sistema de saúde, mas eu também entendo perfeitamente a dor dos pequenos, médios empresários que são obrigados a manter os negócios fechados”, disse. E complementou dizendo que no final de uma longa reportagem sobre o assunto, desejou agilidade do governo e congresso para atender os empresários e famílias que estão aguardando o auxílio emergencial”, justificou.

Repercussão

O assunto é delicado e tem sido muito discutido. A parte com a expressão, “O choro é livre”, dito por Maju Coutinho foi compartilhada e criticada na web e deixou a jornalista entre um dos assuntos mais comentados no Twitter. Para muitos, a fala foi insesível com quem passa dificuldades econômicas para sobreviver na pandemia e com trabalhadores de serviços essenciais. Além disso, foi utilizada por políticos e apoiadores para atacar a emissora e a apresentadora.

Em nota, no mesmo dia, a comunicação da Globo chegou a se pronunciar a respeito e foi em defesa da jornalista.

- - CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE - -

“Maria Julia Coutinho quis dizer ontem que, por amargas que sejam, as medidas de isolamento são necessárias. Sobre a dor daqueles que precisam manter seus negócios fechados, o assunto abordado no JH de hoje, Maria Júlia Coutinho disse ao final da reportagem “Desejo também agilidade do governo e do Congresso para atender os empresários e também as famílias que estão aguardando auxílio emergencial”.

Leia também: Morre Dô Figueira, marido da jornalista Ana Luiza Guimarães

- - CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE - -