Luísa Sonza usou suas redes sociais nesta quarta-feira (05) para falar sobre a acusação de injúria racial pela advogada Isabel Macedo de Jesus. O caso aconteceu em setembro de 2018, após as duas se hospedarem em uma pousada em Fernando de Noronha. Em vídeo, a cantora pede desculpa e explica como foi resolvido o caso.
Acerca dos fatos narrados no processo, que ocorreram no dia 22/09/2018, no Restaurante da Pousada Zé Maria, eu reconheço que a maneira com que me dirigi a Sra. Isabel traduziu um ato de reprodução do racismo estrutural, o que de maneira nenhuma foi a minha intenção. Nesse contexto, venho a público pedir desculpas, não somente à senhora Isabel, mas a todos aqueles que já experimentaram as consequências do racismo estrutural. Venho também registrar que, na publicação do dia 07/09/2020, não quis me referir à Sra. Isabel como mentirosa, como também a minha assessoria não teve tal intenção na publicação do dia 18/09/2020.
Luisa Sonza e Isabel Machado
Em seguida, a cantora iniciou o vídeo dizendo: “Primeiro eu queria dizer que eu não via sentido de vir aqui pedir uma desculpa pra todos vocês pra me livrar de uma culpa. Acho que seria de extrema hipocrisia da minha parte. A partir do momento que eu passei a buscar e entender tecnicamente essa situação e me aprofundar nesse assunto, vi que o processo não era sobre a indenização ou o processo em si. Era sobre o dever e o direito de ser ouvida de uma situação que acontece diariamente com as pessoas e que a gente faz o tempo todo, sem nem saber que tá fazendo”.
“Então a minha decisão, a partir do momento que eu entendi tudo isso, foi sair daqui (redes sociais) e resolver todas as questões com a Isabel, conversar com a Isabel, pedir desculpas diretamente para a Isabel, ouvir a Isabel pra depois vir falar qualquer coisa aqui e também resolver isso judicialmente, que é a forma correta disso ser resolvida”, disse.
“Esse texto que eu fiz (antes do vídeo se explicando) eu fiz com a Isabe, de uma forma que ela se sentisse confortável, satisfeita com isso. Eu tô feliz que eu tenha conseguido resolver isso com a Isabel. Agradeci muito a Isabel por ter aceitado conversar comigo”, completou.
Pedido de desculpa
Contudo, após adiar a estreia da sua nova turnê, “O Canto de Dois Mundos”, Luísa diz que se sente pronta para voltar as redes sociais. “Agora eu me sinto pronta pra vir aqui, pedir desculpa publicamente para a Isabel. Estender esse pedido de desculpa a toda comunidade preta e todo mundo que sofre com o racismo estrutural todos os dias o tempo todo. Eu também já quero pedir desculpa por tudo que já foi postado tanto por mim quanto pela minha equipe, em 2020″.
“Nossa educação é racista, a nossa sociedade é racista. A justiça vai tá sempre ao lado do branco. Não é que a gente tem culpa do que os nossos antepassados fizeram, mas a gente tem responsabilidade de anular essa estrutura. Só da gente existir a gente reproduz o racismo. Os nossos privilégios independem. Isso é extremamente triste. Eu fico muito decepcionada por não ter buscado mais sobre isso antes. É isso, mil desculpas”, finalizou a cantora.
Leia também: Giovanna Ewbank revela assédio de ator durante gravação de novela: “Comecei a chorar”