Luís Miranda esteve na 24ª edição do Festival do Rio, que acontece no Rio de Janeiro entre os dias 6 e 16 de outubro. Lá, o ator falou sobre as superproduções brasileiras e destacou pautas importantíssimas para a sociedade, como o protagonismo negro e racismo.
Luíz dá vida a Roberto, um advogado bem-sucedido no filme “Derrapada”. Na trama, ele é pai de Alice (Heslaine Vieira), a adolescente que mantém um relacionamento inter-racial e engravida de Samuca (Matheus Costa). Em sua passagem pelo evento, o ator pontuou a importância de trazer às telonas a história de uma família negra, ocupando um espaço de protagonismo.
O personagem é um presente para o brasileiro. Pela primeira vez, vemos a história invertida. Estamos acostumados a ver o filho do patrão abusando da menina negra desprotegida, vemos uma família negra privilegiada que tem uma filha que dedicou sua vida ao estudo e acaba engravidando de um menino branco pobre. A gente tem uma crise social, diferente do que a gente vê. Dessa vez, discutimos sobre outra ótica. E discutir a gravidez na adolescência.
Luís Miranda
E completou: “Esse filme tem o tempero de várias coisas. Tem momentos que as pessoas vão sorrir, outros que vão chorar e outras que vão ficar irritados.”
Um outro assunto abordado em “Derrapada” é a gravidez na adolescência. Sobre a pauta, Luís comenta: “A gente tem que entender que somos um espelho real do mundo, o que acontece aqui, acontece em todos os lugares. As pessoas se envolvem, se apaixonam. A gente tem uma falta de informação sobre o que é a gravidez na adolescência. A gente não quer combater nada, quer entender como educa melhor nossas crianças para que saibam como é um sexo seguro. Temos que encarar o filme como uma janela que abre possibilidades de enfrentar isso de uma forma mais inteligente.”
“A história de fogo da juventude de transar sem camisinha é uma derrapada. É uma reflexão, não achar que a derrapada te derrubou, mas que te amadureceu”, finalizou.
Além de Luís Miranda e Heslaine Vieira, o filme traz no elenco Matheus Costa, Nanda Costa, Leandro Soares, Augusto Madeira, Jussara Mathias, Felipe Rocha e tem participação especial de Bob Burnquist e banda 3030.
Leia também: Ataque hacker faz Record TV interromper programação ao vivo