O #Provoca da última terça-feira, 09 de junho, recebeu um dos maiores nomes do rap nacional: Dexter. Na programa, ele conversou com Marcelo Tas sobre sua trajetória, suas referências, a vida na periferia, o momento político do Brasil e os desafios da ressocialização para quem passa pelo sistema prisional.
Dexter, que passou 13 anos de sua vida na prisão, refletiu, então, sobre o conceito de liberdade e o que ele significa numa pandemia que “encarcerou” as pessoas no isolamento social. “Eu sempre procuro lembrar que a liberdade também tem seus limites, para que eu não faça mal para o outro. […] Liberdade é algo que se conquista todo dia, você não ganha a liberdade. Ninguém te dá sua liberdade, você conquista”, pontua.
Sobre a vida no cárcere, Dexter afirma que a experiência difícil fez dele principalmente uma pessoa mais forte: “Você aprende a respeitar o outro, as diferenças do outro, isso aconteceu comigo durante 13 anos dentro dos presídios. Você passa a se conhecer melhor, a se respeitar mais e se fortalecer. Óbvio que tem gente que não consegue atravessar essa ponte. […] O hip hop me fortaleceu muito, o rap me deu essa força para continuar”.
Assista ao programa na íntegra aqui.
O #Provoca vai ao ar às terças-feiras, 22h15, na TV Cultura
Leia também: Bolsonaro recria Ministério das Comunicações e nomeia genro de Silvio Santos