O Roda Viva desta segunda-feira (11), apresentado por Vera Magalhães, recebe Laurentino Gomes. Nascido em Maringá (PR), o jornalista e escritor é formado pela Universidade Federal do Paraná, com pós-graduação em administração pela Universidade de São Paulo. Foi repórter e editor no jornal Estado de São Paulo, além de diretor-superintendente da Editora Abril.
Laurentino Gomes venceu sete vezes o “Jabuti”, mais importante e tradicional prêmio de literatura do país. É autor de livros que se tornaram grandes clássicos sobre a história da colonização do Brasil. A série “1808”, sobre a vinda da corte portuguesa para o Rio de Janeiro; “1822”, sobre a independência; e “1889”, sobre a proclamação da república, já vendeu mais de três milhões e meio de exemplares.
O autor acaba de lançar o terceiro livro da trilogia “Escravidão”, em que conta a história econômica e social do país baseada na escravatura – entre 1.538, data da chegada dos primeiros escravos ao Brasil, até 1.888, quando os negros foram libertados pela lei Áurea. No terceiro volume, Laurentino narra os fatos históricos ligados à escravidão a partir da proclamação da independência.
Compõem a bancada do Roda Viva com o convidado: Adriana Ferreira Silva (jornalista e escritora), Ana Cristina Rosa (colunista de opinião da Folha de S. Paulo), Eduardo Graça (repórter especial do jornal O Globo em São Paulo), Lizandra Magon (jornalista e editora) e Ygor Damasceno (head de estratégias digitais da Edições Globo Condé Nast).
Essas e outras curiosidades podem ser acompanhadas no Roda Viva desta segunda-feira (11), a partir das 22h, na TV Cultura. O site da emissora e o YouTube retransmitem ao vivo a atração.
Leia também: Rodrigo Bocardi fora do Bom Dia SP? Entenda o motivo da ausência do apresentador