Sucesso em vendas internacionais, a minissérie José do Egito (2013) chegará a mais um país, mas desta vez de uma forma bem diferente. Em meio a guerra catastrófica da Rússia invadindo a Ucrânia, a Record TV dublou a produção bíblica em russo, mas para passar em um canal da Igreja Universal, o Vera TV.
Escrita por Vivian de Oliveira e estrelada por Angelo Paes Leme, a história chegará ao canal religioso no dia 19 de abril, e poderá ser assistida também na Ucrânia, Cazaquistão e Estônia.
O canal que está presente na web, aplicativos Android e IOS, como também no YouTube, se intitula como cristão com dicas para alcançar o sucesso financeiro, melhores receitas culinárias e música agradável.
Segundo a Universal, a denominação religiosa chegou a Rússia em 1997, e hoje usa o canal Vera TV como uma das ferramentas para atrair fiéis ao templo. Na grade, há programas em russo com o Bispo Gilcimar Taborda, responsável pela igreja no país, além de transmissões ao vivo do templo.
Cristiane Cardoso criticou a minissérie
Chama atenção que a escolha da minissérie acontece em meio a confirmação de que Cristiane Cardoso, filha do Bispo Edir Macedo – líder da Igreja Universal – teve sérios conflitos com autores de produções bíblicas. Em entrevista ao Podcast ‘Fora de Série’, a diretora de dramaturgia da Record TV contou que não concordou com a abordagem de algumas histórias adaptadas por Vivian de Oliveira.
A premiada autora, por trás de outros sucessos como ‘Os Dez Mandamentos’ (2015) e ‘Rei Davi’ (2012), está entre os profissionais que decidiram não renovar com a Record TV e acusam a ala da igreja de interferir no trabalho da dramaturgia.
Assista ao vídeo com a chamada da produção dublada em russo: