A TV Globo foi indicada mais uma vez ao Emmy Internacional de Jornalismo, um dos mais importantes prêmios do gênero no mundo. O anúncio foi feito nesta terça-feira (16) no site oficial da premiação. A categoria deste ano foi “Notícia”, onde o Jornal Nacional e o Fantástico concorrem juntos pela cobertura do Caso Prevent Senior, em setembro de 2021.
As reportagens indicadas trouxeram à tona que a empresa de planos de saúde ‘Prevent Senior’ usou medicamentos sem eficácia comprovada contra a Covid-19 no tratamento de pacientes, além da ocultação da causa das mortes de centenas desses pela mesma razão. Foi por conta destas denúncias que o Congresso Nacional, por meio da CPI da Covid, encontrou irregularidades e indiciou 11 pessoas.
A cobertura dos programas jornalísticos da emissora irá disputar com produções do Catar, da França e do Reino Unido. Os vencedores serão anunciados em uma cerimônia em Nova York, nos Estados Unidos, no próximo dia 28 de setembro.
Ao todo, a emissora carioca já trouxe ao Brasil 19 títulos do Emmy, sendo um do Jornal Nacional, em 2011, pela cobertura da retomada do conjunto de favelas do Alemão pelas forças de segurança do Rio de Janeiro. Além deste, a TV Globo também recebeu o prêmio de “Personalidade Mundial da Televisão”, “Melhor Série”, “Melhor Novela”, “Melhor Comedia” e “Melhor Atriz”.
Nota da Prevent Senior
Assim que o esse texto foi publicado, a assessoria da Prevent Senior enviou uma nota ao Portal Alta Definição, que está exposta na íntegra, logo mais abaixo.
“A Prevent Senior refuta, mais uma vez, todas as acusações de que foi vítima, nenhuma delas comprovada. A empresa colabora com todas as investigações técnicas realizadas por diversos órgãos fiscalizadores por acreditar que restabelecerão a verdade dos fatos”.
Leia também: Domingo Espetacular é indicado ao Emmy com reportagem de André Tal