Em comemoração aos 42 anos do SBT, o The noite desta quinta-feira (17) recebe a autora de novelas infantis Iris Abravanel. Essa é a primeira vez que a esposa de Silvio Santos participa do talk show de Danilo Gentili, após anos de tentativas. No programa, ela revela, entre outros assuntos, como decidiu escrever novelas e como resgatou o setor de teledramaturgia do canal.
A convidada recebe ainda um presente especial de Danilo, que a entrega uma caneta-tinteiro vintage de pena, além de um outro presente do humorista para Silvio Santos, um broche banhado a ouro em formato de aviãozinho.
Tímida, Iris confessa que sempre teve receio de falar em público.
Quando me falaram que eu ia ter que fazer a coletiva de imprensa, eu falei ‘não’. Porque eu não tenho jeito para falar em público. Eu escrevo, mas não falo tão bem. Nunca fiz curso de oratória, porque sempre falei com o coração. Minhas filhas, também. Falei ‘então vamos falar com o coração’ do que ficar fazendo curso;
A autora de novelas infantis de grande sucesso como ‘As aventuras de Poliana’ e a atual ‘A Infância de Romeu e Julieta’, começou na casa com tramas voltas para o público adulto. Ela recorda que decidiu escrever quando autores de peso como Walcyr Carrasco decidiram voltar para a TV Globo.
Meu marido chamou o pessoal da Globo. Ele precisava de autores para o SBT. Eu sei que eles fizeram contrato – isso daí eu acompanhei porque foi tudo em casa – fizeram contrato, assinaram contrato e depois a Globo chamou de volta. Não sei se eles pagaram multa, ou não, mas voltaram todos para a Globo. E o Walcyr Carrasco estava junto, também. E ele não veio…. Aí eu fiquei ‘nossa, ninguém quer fazer novela. E se eu fizesse uma novela?”. Ele falou “é, você escreve bem, por que você não faz?.
Dona Iris confessa que sentiu pavor ao começar a escrever.
Aí, imagina, entre o ‘por que você não faz?’ e fazer, gente, vocês não têm noção do que é escrever. É uma engenharia escrever novela. Você entra em um Boeing, sem saber, no ar, o piloto morreu e você tem que pilotar e aterrissar. É o mesmo pavor, a mesma coisa.
A retomada da dramaturgia
Iris Abravanel assumiu a teledramaturgia em 2007, quando a emissora estava habituada apenas a tramas adaptadas ou novelas mexicanas. Após ‘Amigas & Rivais’, exibida em 2007, o setor ficou entregue ao abandono.
Depois que eu falei para o Silvio de fazer a novela e ele falou ‘vai em frente’, aí eu vim conhecer o departamento de teledramaturgia. E fui na cidade cenográfica e aquilo apertou meu coração, estava virando poeira. Tinha só um bonde que estava legal. Era a cenografia ainda de Éramos Seis. Vi aquilo se deteriorando, aí chegou o (colaborador) Mineirinho e falou ‘olha, mas o bonde está direitinho’.
A esposa de Silvio então, escreveu a novela Revelação, exibida em 2008, e estrelada por Tainá Müller, Sérgio Abreu e Thaís Pacholek. Na ocasião, ela inseriu o bonde na trama em homenagem ao Mineirinho.
Ainda sobre a trama, Iris revela uma curiosidade sobre o nome da novela.
Eu coloquei o bonde na novela para prestigiar o Mineirinho. Aí eu falei ‘Mineirinho, não vou conseguir fazer’. Ele falou assim ‘Dona Iris, se a senhora não conseguir fazer, quem é que vai fazer, aqui? Isso aqui está morrendo’. Aí me deu esse aperto no coração. Falei ‘nossa, teledramaturgia no SBT está definhando, está morrendo, não tem vida’. Os corredores aqui não tinham cenografia, uma coisa meio morta. Falei ‘não, vamos trazer vida para cá’. E foi ‘Revelação’. O nome foi até meu marido que deu.
Relembre a abertura de Revelação:
Onde assistir?
Ficou com vontade assistir à novela Revelação? O Portal Alta Definição te mostra como! A trama está disponível na íntegra e gratuitamente no SBT Vídeos.