Após duas semanas da morte de Jessica Canedo, a página de fofocas Choquei voltou ao ar nesta sexta-feira (05), já promovendo o Big Day, atração que apresenta os participantes do BBB 24. O perfil controverso está na mira da Polícia que investiga a página por suspeita de indução ao suicídio.
O delegado Felipe Monteiro, da Polícia Civil de Minas Gerais, responsável pelo inquérito, iniciou a investigação após a morte da jovem Jéssica. Ela foi vítima de uma fake news sobre um relacionamento com Whindersson Nunes, que nunca existiu.
Desde que as investigações se iniciaram, o perfil estava fora do ar e, viu o número de seguidores caírem de 23 milhões para quase 20 milhões. Mas na manhã desta sexta, voltou publicando já 3 postagens sobre o BBB 24.
Globo não falou da Choquei
Mesmo com o assunto ganhando repercussão nacional, a fake news contra Jessica Canedo não ganhou voz no jornalismo da TV Globo, levantando questionamentos da web. Todas as grandes emissoras de TV cobraram das autoridades maior empenho em cima das investigações de uma página que republica notícias, sem checagem, para milhares de usuários.
Somente após sete dias do ocorrido, o Encontro tocou no assunto com um longo desabafo de Patricia Poeta. No entanto, ela não citou o nome da página Choquei.
Administrada por Raphael Souza, o perfil é conhecido por repercutir o Big Brother Brasil, sendo inclusive um dos influenciadores que visitou a casa no ano passado, a convite de Boninho.
O caso
No mês de dezembro de 2023, a página Choquei publicou a notícia falsa de que a jovem e o influenciador Whindersson Nunes tinham um relacionamento. Assim, a estudante acabou virando alvo de ataques na internet. Ela não resistiu a pressão e tirou a própria vida na sexta-feira (22).
Em comunicado, o perfil de fofocas admite a fake news e afirma que “no interrogatório, o proprietário da página forneceu provas de que a notícia falsa foi publicada originalmente por outro perfil e republicada posteriormente pela Choquei”.
A nota diz ainda que “a página disponibilizou imagens que mostram os procedimentos adotados assim que a falsidade foi descoberta”. O perfil lamenta a morte de Jessica Vitória Canedo e afirma que “passa por reavaliação para evitar novos episódios como este”.