O Jornal Nacional (TV Globo) estreou nesta segunda-feira (09) o novo cenário para anúncio da previsão do tempo. A novidade traz imagens em alta definição, além de um painel repleto de informações com dados dos principais centros de monitoramento e pesquisas meteorológicas do Brasil.
Com imagens oriundas dos satélites Goes 16 e Goes 16R, da Nasa, a previsão é feita de 5 em 5 minutos, minimizando a margem de erros. Anteriormente, a atividade era realizada de hora em hora, podendo ter mudanças durante a apresentação no telejornal.
Utilizando da tecnologia em big data, a previsão no JN tem um cruzamento de dados com os principais centros de pesquisa do país. Com imagens em tons de ciano (azul), o monitor para exibição dos últimos resultados do clima/tempo tem quase 9 metros quadrados. Durante apresentação, Eliana Marques, responsável pelo anúncio da previsão, adiantou que as novidades referentes ao quadro serão apresentadas ao longo da semana. “Olha, são muitas mudanças e a gente vai mostrar um pouquinho por dia. Eu começo a previsão mostrando imagens em alta definição através do satélite Goes 16 e podemos ver exatamente onde tem uma tempestade neste momento”, disse a repórter.
Antes da exibição no Jornal Nacional, Eliana comentou sobre a estreia: “Estou muito feliz com esse novo Mapa Tempo. E tô muito feliz porque aqui eu consigo fazer o que eu acho mais importante: traduzir uma informação técnica pra você. Nesse novo Mapa Tempo temos artes muito variadas, cheias de tecnologia, para poder facilitar o entendimento de um fenômeno meteorológico”.
Na web, internautas repercutiram a novidade do telejornal comandado por William Bonner e Renata Vasconcelos.
Leia também: Record TV muda o tom e classifica bolsonaristas como “pragas de insetos”