Na tarde desta terça-feira (20), um incêndio atingiu uma torre de refrigeração dos Estúdios Globo, antigo Projac, que fica na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Imagens e vídeos que circulam nas redes sociais mostram as chamas e a intensa cortina de fumaça que ficou no local. No entanto, a TV Globo optou por não noticiar o fato em seus telejornais.
Por outro lado, a assessoria de comunicação da emissora limitou-se a responder aos veículos de comunicação que pediram um posicionamento (leia a nota abaixo). O seu principal portal de notícias, o G1, também não falou sobre o assunto. Já a edição desta terça-feira do RJ2, exibiu apenas uma reportagem sobre outro incêndio, que atingiu a reitoria da UFRJ. Mais tarde, o Jornal Nacional também não repercutiu a notícia.
Tal atitude repete o mesmo silêncio registrado pela Record TV Rio na última sexta-feira (16), quando parte do teto de um estúdio desabou, atingindo quatro colaboradores, um deles precisou fazer uma microcirurgia na mão. Segundo nota da emissora enviada para a imprensa, todos passam bem. Contudo, o telespectador da TV aberta ficou sem informações do caso até a segunda (19), quando um vídeo foi publicado nas redes sociais falando sobre o retorno da programação local. Na volta, o canal limitou-se a falar em “problemas técnicos” e “acidente”.
Sobre o incidente na Globo, a comunicação da emissora confirma que não houve vítimas:
“Foi um princípio de incêndio na torre de refrigeração dos Estúdios, rapidamente controlado pela Brigada de Incêndio da Globo, sem vítimas e sem impacto no funcionamento do ar condicionado dos Estúdios Globo”.