O Conversa com Bial desta terça-feira (07) recebe a jornalista lze Scamparini. Durante o bate-papo com Pedro Bial, ela fala sobre o lançamento do livro “Atire Direto No Meu Coração”, o seu primeiro romance de ficção, livremente inspirado em fatos reais.
No livro, a jornalista faz um retrato emocionante da força e da resiliência de uma mulher que, em meio à guerra do Kosovo, lança à sorte sua própria vida. Scamparini utilizou como inspiração a história de uma soldada italiana, voluntária na guerra, que conheceu logo depois que se mudou para a Itália.
Mesmo que não tenha de fato ido à guerra, a jornalista revela que foi como se as bombas estivessem estourando ao seu lado, apenas de ouvir o relato. Ilze acredita que não há nenhuma beleza na guerra. “Eu acho que esse livro mostra, ou pelo menos tenta mostrar – e espero ter conseguido isso – como a guerra transforma para pior tudo”, comentou.
Correspondente da TV Globo em Roma há mais de duas décadas, lze Scamparini também fala sobre os bastidores da cobertura do Vaticano e relembra reportagens marcantes em sua carreira, como o dia em que entrevistou o Papa Francisco durante uma viagem de avião, e a difícil chegada da Covid-19 à Itália no início da pandemia.
Durante a entrevista, ela ainda adianta que está escrevendo um livro sobre sua vivência em Roma. “Acho que pode ser uma contribuição de tudo que eu vi e vivi aqui esses anos”, disse.
O Conversa com Bial vai ao ar de segunda a sexta-feira, após o Jornal da Globo.
Leia também: TV Globo confirma ‘Roberto Carlos Especial’; saiba a data