No capítulo de hoje em Gênesis, será revelado que Zefenaet Paneia, governador do Egito, e José são a mesma pessoa. Isso causará surpresa e temor nos seus irmãos, que lhe venderam como escravo tempos atrás. A cena é a principal da atual e última fase da novela, sendo baseada na referência bíblica dos capítulos 44 e 45 do livro de Gênesis.
O capítulo se inicia com todos os irmãos reunidos na casa de José (Juliano Laham), após o governador tramar para que Benjamin (Marcus Bessa) seja incriminado por algo que ele não cometeu, o roubo de uma taça de prata. José determina que seu irmão mais novo seja tomado como escravo e que os demais retornem para a terra de seu pai.
Judá (Thiago Rodrigues) então implora para que Benjamin seja liberto e que José o tome como escravo no lugar dele, pois Israel (Petrônio Gontijo) não suportaria a dor de viver sem o seu filho caçula. Segundo Judá, seu pai morreria caso eles retornassem sem Benjamin para Canaã.
Tomado de compaixão e vendo o esforço de Judá em proteger Benjamin, José ordena que todos os servos e soldados deixem sua casa. E assim foi feito, deixando-o sozinho com seus irmãos, a que pede que se aproximem.
O governador então se levanta de seu assento com voz de choro, retira o acessório egípcio de sua cabeça e se revela para os presentes: “Eu sou José, vosso irmão, a quem vendestes para o Egito”. Os irmãos ficam em choque e sem reação com a notícia.
Escrita por Camilo Pellegrini, Raphaela Castro e Stephanie Ribeiro, e direção geral de Edgard Miranda, Gênesis está exibido seus últimos capítulos. A novela chegará ao fim na próxima segunda-feira (22), sendo substituída por um compacto especial de tramas bíblicas já transmitidas pela Record TV.
Leia também: Resumo semanal dos últimos capítulos da novela Gênesis