A HBO Max segue investindo alto para obter nomes de peso para o seu elenco, e ex-globais são as primeiras opções. Só nos últimos tempos a plataforma contratou Camila Pitanga, Murilo Rosa, Alice Wegmann, Angélica e o renomado Silvio de Abreu para diversos setores da empresa. Tudo parte de uma estratégia para chamar atenção e alcançar o público da TV aberta e da internet.
Não foi por acaso que a plataforma de streaming mirou em profissionais com longa experiência em seus ofícios, oriundos da maior rede de TV do país. Sem contar que o canal da família Marinho é uma vitrine gigante que o telespectador está habituado e consome há décadas. Lembra daquele ditado que diz que televisão é hábito? É nessa linha que a HBO Max decidiu seguir ao reunir estrelas que o grande público está acostumado a assistir.
A empresa pretende oferecer uma programação nacional voltada para o entretenimento, e não está poupando esforços para ter produções originais como reality show, programas, novelas curtas com supervisão de gente que tem know-how. O objetivo é lançar produtos que se assemelham ao padrão Globo de qualidade.
Um Q de Estrelas
O Jornada Astral, programa sobre astrologia comandado por Angélica, traz uma pegada ‘Estrelas’, extinto programa da apresentadora em sua antiga emissora. A atração voltada para os signos conta com famosos como Tiago Abravanel, Caio Castro, Sabrina Sato, Preta Gil, Gilberto Gil e até mesmo globais como Luciano Huck.
Reality show
Um dos gêneros mais assistidos pelos brasileiros também ganhou seu espaço na plataforma. Apresentado por Murilo Rosa, ‘The Bridge Brasil’ é um reality show com famosos e anônimos que possuem um objetivo: construir uma ponte. Os participantes têm 20 dias para construírem uma ponte até uma ilha, onde um prêmio de R$500 mil os espera. Mas o grupo terá que decidir um único nome para ganhar o dinheiro.
A atriz Danielle Winits, o ator Fábio Beltrão e a cantora Pepita são alguns dos artistas confirmados na atração. O programa ainda não tem previsão de estreia.
Programa Musical
Em Onda Boa com Ivete, a rainha do Axé reuniu cinco artistas em um sítio para fazer música. Além de mostrar momentos íntimos com os convidados, a série é um misto de criatividade, emoção, positividade, diversão e muita música boa. Em cada episódio, Ivete Sangalo recruta nomes como Gloria Groove, Vanessa da Mata, Carlinhos Brown, Iza e Agnes Nunes para criar, cantar e performar.
Vale lembrar que Ivete já apresentou diversas atrações na TV Globo, além de ter atuado em novelas do canal.
Novelas
O formato mais tradicional da televisão brasileira está de cara nova na plataforma de streaming, e com estreia prevista para o próximo ano. Com média de 50 capítulos a HBO Max batizou seus folhetins curtos de telesséries, um híbrido que mescla melodrama com a linguagem de série.
Com a contratação de Sílvio de Abreu como showrunner, a empresa não pretende economizar na sua grande aposta voltada para a dramaturgia. O profissional tem uma carreira de 42 anos TV Globo, onde atuou como ator, autor de novelas e foi responsável pelo Departamento de Dramaturgia.
Parece que é uma maneira diferente de chamar a novela só pra não dizer que não é novela, mas não é. É diferente mesmo. A novela tem 200 capítulos, é assistida todos os dias. Como não é todo mundo que a assiste todos os dias, ela tem que ser repetitiva. E é normal a pessoa perder um capítulo, porque se ela não estiver em casa naquele horário, ela não vai ver. A telessérie não tem isso porque a pessoa assiste na hora que ela quiser, no lugar que ela quiser. Então, não tenho porque ficar repetindo. E isso já muda o todo.
Disse Silvio de Abreu em entrevista a Flavio Ricco e Dani Bavoso no Programa de Todos os Programas, do portal R7.
A primeira telessérie da plataforma é chamada de Segundas Intenções, e tem Alice Wegmann e Camila Pitanga como protagonistas. O elenco conta com nomes como Reynaldo Gianecchini, Murilo Rosa, Daniel De Oliveira, e Antônio Fagundes segue em negociações para assumir um papel de destaque. A trama sobre vingança é escrita por Raphael Montes, autor da série ‘Bom Dia, Verônica’ (2020).
Fórmula foi utilizada pela Record TV
A Record TV usou uma fórmula parecida há alguns anos para tentar parecer um pouco com a dona do Plim Plim. Em 2004 iniciou o slogan “a caminho da liderança”, onde contratou diversos profissionais vindos da TV Globo, como atores, diretores, autores, apresentadores e jornalistas. Reformulou sua grade de programação e passou a apostar nas novelas como seu cargo chefe, além da dobradinha folhetim/telejornal. A fórmula do sucesso foi copiada, e a estratégia era fazer uma emissora parecida com a líder de audiência.
“Eu já não tô confortável em ser vice-líder de audiência. Porque acho que o segundo lugar é o primeiro dos derrotados. Isso (a liderança) está impregnado na cabeça de todos nós.
Disse Walter Zagari, que na época ocupava o cargo de vice-presidente comercial da Record TV, em entrevista à Folha de São Paulo em 2007.
Inicialmente, a estratégia deu certo. Folhetins fizeram barulho com alta audiência, e em 2006 três novelas inéditas estavam no ar: Alta Estação, Bicho do Mato e Vidas Opostas. Outros programas também foram conquistando mais público, mas o crescimento foi estancando.
Em 2014, a empresa aposentou o slogan que flertava com a liderança, e não tinha nem a metade da audiência da TV Globo. Porém, tinha conquistado a vice-liderança.
Se a HBO Max vai desbancar Netflix, Globoplay e companhia bela ainda é um mistério. Mas não podemos desconsiderar que a plataforma está entrando nessa guerra muito bem armada e com um look de milhões.
Leia também: HBO Max pretende investir pesado em novelas curtas