O Globoplay estreou nesta segunda-feira (14) a novela Que Rei Sou Eu? (1989). A produção faz parte do projeto de resgate dos clássicos da dramaturgia da TV Globo. A trama é escrita por Cassiano Gabus Mendes e dirigida por Jorge Fernando, e tem estrelas como Edson Celulari, Giulia Gam, Natália do Vale, Cláudia Abreu, Tato Gabus Mendes e Marieta Severo no elenco.
A novela é ambientada no fictício reino de Avilan, onde o povo miserável vive às voltas com governantes corruptos, sucessivos planos econômicos, moeda desvalorizada e altos impostos. Com a morte do rei Petrus II (Gianfrancesco Guarnieri) – cujo único herdeiro é o filho bastardo Jean Pierre (Edson Celulari) –, os conselheiros reais, que exercem forte influência nas decisões da rainha Valentine (Tereza Rachel), resolvem entregar a coroa ao mendigo Pichot (Tato Gabus Mendes). A armação é obra de Ravengar (Antônio Abujamra), o bruxo do condado. Revoltado, Jean Pierre lidera um grupo de revolucionários para derrubar os vilões.
Tenho boas lembranças. A novela marcou época abordando um tema histórico universal, que foi a Revolução Francesa, em forma de comédia, com leveza. Uma trama muito inteligente e que continua muito atual, tantos anos depois. Apesar de ser de época, não é uma novela datada. E fez tanto sucesso que voltou a ser exibida, num formato especial, com 70 capítulos, alguns meses depois. E agora está de volta pelo Globoplay. Será bom demais poder rever.
Disse o ator em entrevista ao site da Globo.
Em meio aos conflitos, a princesa Juliette (Cláudia Abreu) se apaixona por Pichot. O herói Jean Pierre é um jovem corajoso e íntegro, que se divide entre o amor da revolucionária Aline (Giulia Gam), que trabalha no palácio, e o da nobre Suzanne (Natália do Vale), mulher do conselheiro Vanoli (Jorge Dória). No final da história, o povo consegue invadir o palácio, eliminar os opressores, confiscar os baús da nobreza e tomar o poder.
O Jean Pierre foi o único ‘capa e espada’ na minha carreira como ator. Ele era um herói, destemido, em busca da justiça, igualdade e esperança aos famintos. Eu me lembro que, em uma fase da novela, o personagem passou a usar a máscara de ferro. Isso gerou uma enorme repercussão. O duelo entre Jean Pierre e o personagem do Tato Gabus Mendes, o Pichot, também foi um ponto alto da trama no ar. Marcou época. ‘Que Rei Sou Eu?’ teve até álbum de figurinhas! Foi um barato!
Revelou.
Com 185 capítulos, ‘Que Rei Sou Eu?’ está disponível no catálogo do Globoplay.
Leia também: Globoplay estreia a novela portuguesa Na Corda Bamba