A Globo se destacou na 42ª edição do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, considerado um dos mais importantes do jornalismo nacional. A emissora levou o prêmio na categoria “Produção Jornalística em Vídeo”, com a reportagem “Os Defensores da Floresta“, material que foi exibido no Fantástico.
A conquista veio acompanhada de outro destaque importante, uma vez que, a Globo Minas ganhou menção honrosa, na mesma categoria, com a edição especial “As Faces do racismo”, do Rôle nas Gerais.
Os Defensores da Floresta
Os repórteres Marcelo Canellas, Alan Ferreira e Marcos Silva foram os responsáveis pela matéria premiada. O material mostra o trabalho intenso de agentes do Ibama e do ICMBio que até já escaparam da morte.
Eles acompanharam a operação da polícia que prendeu líderes de um grupo acusado de invadir terras públicas e ameaçar quem trabalha para defender a floresta.
A matéria encontra-se disponível no GloboPlay. Para assistir clique aqui!
As Faces do Racismo
Já em “As faces do racismo”, do ‘Rolê nas Gerais’, as apresentadoras Renata do Carmo e Tábata Poline mostram como o racismo afeta a vida das pessoas negras, principalmente de moradores da periferia. O programa reúne depoimentos que apresentam diferentes faces do problema e a resistência e a coragem de quem encara o racismo de frente.
Para rever a matéria da Globo Minas, acesse o Globplay, clicando aqui!
Vale destacar a relevância do Prêmio Vladimir Herzog, que reconhece o trabalho de jornalistas que colaboram na defesa e promoção da democracia, cidadania e direitos humanos e sociais. De acordo com a assessoria da TV Globo, esta edição recebeu 1.059 inscrições de trabalhos para seis categorias.